Educação & Cultura

Pesquisadores do CDMF publicam estudo sobre semicondutores de baixo custo e com alto potencial fotocatalítico e antiviral

Pesquisadores do CDMF publicam estudo sobre semicondutores de baixo custo e com alto potencial fotocatalítico e antiviral

Artigo foi publicado no periódico Applied Surface Science


Os pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Luis Henrique da Silveira Lacerda e Miguel San Miguel, publicaram recentemente o trabalho intitulado “DFT approaches unraveling the surface and morphological properties of MnMoO4” no periódico Applied Surface Science.

O artigo tem como foco principal o estudo do material MnMoO4 (molibdato de manganês), que é um semicondutor amplamente empregado no desenvolvimento de supercapacitores usados em variados tipos de dispositivos eletrônicos, componentes de veículos elétricos/híbridos, fontes de energia de reserva, entre outras aplicabilidades. O MnMoO4 se destaca por suas propriedades eletrônicas, alta estabilidade termodinâmica, baixo custo econômico e por não apresentar riscos ao meio ambiente.

Durante o estudo, os pesquisadores utilizaram simulações computacionais para descrever as propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas encontradas nas superfícies do material, apontando assim o alto potencial para aplicações em dispositivos nos quais ainda não é empregado. Dessa forma, os resultados obtidos com a pesquisa indicam a possibilidade da aplicação do MnMoO4 como fotocatalisador em processos de descontaminação de efluentes ou geração de energia limpa a partir da quebra de moléculas de água.

Também ficou evidente nos resultados o alto potencial antiviral e bactericida desse material, possibilitando sua aplicação no controle da disseminação de vírus em superfícies. A pesquisa ressalta ainda, a partir de um ponto de vista molecular, a origem das propriedades observadas para as diferentes superfícies do molibdato de manganês e a dependência entre propriedades e a morfologia do semicondutor.

A pesquisa está relacionada diretamente ao projeto “Estudo Teórico-computacional de Materiais Semicondutores com Potencial Fotocatalítico” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, projeto 2020/03780-0) e conta também com apoio de outros projetos da mesma agência de fomento (projetos 2013/07296-2, 2016/23891-6, 2017/26105-4).

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

Sobre os pesquisadores: Luis Henrique da Silveira Lacerda é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) desde abril de 2020. Possui doutorado em química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – 2019), onde também atuou como pesquisador de pós-doutorado pelo programa PNPD – CAPES. Seus interesses de pesquisa atuais abrangem investigações computacionais baseadas na DFT para estudo de processos fotocatalíticos, reatividade química, e relação entre morfologia e propriedades dos materiais. Miguel San-Miguel é Professor Associado na Unicamp desde 2014. Possui doutorado pela Universidade de Sevilla (1998) onde atuou como professor associado em Físico-Química até 2014. Além disso, trabalhou como professor na Universidade de Oxford no período de 2008 a 2009. Seus interesses de pesquisa atuais abrangem métodos computacionais para estudo de reatividade química, semicondutores, biomateriais e processos catalíticos suportados.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *