Pesquisadores do CDMF publicam novo artigo sobre material que elimina SARS-CoV-2 por contato

Pesquisadores do CDMF publicam novo artigo sobre material que elimina SARS-CoV-2 por contato

Artigo relata etapas teóricas e experimentais que resultaram no desenvolvimento de material inovador


Uma equipe multidisciplinar liderada pelos pesquisadores Elson Longo, professor do Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Juan Andrés, professor do Departamento de Química Física e Analítica da Universitat Jaume I (UJI), Diretor Laboratório de Química Teórica e Computacional (QTC) da UJI e também integrante do CDMF, e Gustavo Simões e Daniel Minozzi, ambos Diretores da Nanox Tecnologia, acabam de publicar um novo artigo no periódico internacional Nanomaterials.

Intitulado “SiO2-Ag Composite as a Highly Virucidal Material: A Roadmap That Rapidly Eliminates SARS-CoV-2”, o trabalho descreve um novo material que elimina bactérias, fungos e vírus, com destaque ao SARS-CoV-2, por contato.

A publicação relata os procedimentos experimentais para sua obtenção, a caracterização e as técnicas de teste para confirmar essas atividades. Além disso, as investigações experimentais foram acompanhadas por cálculos e simulações, utilizando métodos e técnicas avançadas da mecânica quântica, que têm permitido propor o mecanismo de ação deste material altamente biocida.

Essas pesquisas, que recentemente também tiveram alguns resultados publicados no periódico Japan Journal of Medical Science, têm sido fundamentais para o projeto e aplicação de novas tecnologias de fabricação de superfícies antivirais para combater a SARS-CoV-2.

Esses esforços resultaram na produção da primeira máscara de proteção contra a COVID-19 com eficácia de 99% de eliminação do novo coronavírus por contato.

O material que elimina o SARS-CoV-2 em até dois minutos de contato também começa a ser utilizado em roupas confeccionadas para profissionais de saúde, permitindo uma maior segurança em ambientes hospitalares.

Todos esses produtos são fabricados no Brasil e comercializados por países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão e China pelas parcerias estabelecidas pela Nanox Tecnologia, que passou de spin-off do CDMF a empresa de base tecnológica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), demonstrando como os resultados de uma pesquisa básica de qualidade são transformados em novas tecnologias que irão beneficiar a sociedade.

A pandemia de COVID-19 demonstra que o vírus não conhece fronteiras e nem distingue países e, portanto, as estratégias de combate à doença devem ser pensadas globalmente, como demonstram os resultados obtidos pelo grupo de pesquisadores do CDMF, do QTC e da Nanox Tecnologia.

Além disso, cabe destacar o papel do financiamento público no desenvolvimento dos setores de Ciência e Tecnologia. As pesquisas em questão só foram possíveis devido aos aportes financeiros dos Ministérios da Ciência e Tecnologia da Espanha e do Brasil, da Generalitat Valenciana, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPESP.

O novo artigo tem como autores Marcelo Assis, Luiz Gustavo P. Simoes, Guilherme C. Tremiliosi, Dyovani Coelho, Daniel T. Minozzi, Renato I. Santos, Daiane C. B. Vilela, Jeziel Rodrigues do Santos, Lara Kelly Ribeiro, Ieda Lucia Viana Rosa, Lucia Helena Mascaro, Juan Andrés e Elson Longo.

Para acessar a publicação no repositório do CDMF clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *