Brasil

Pesquisadores do CDMFFAPESP participam de missão científica na Argentina

Pesquisadores do CDMF/FAPESP participam de missão científica na Argentina

IDNews|José Angelo Santilli

Objetivo da missão é avançar no desenvolvimentos de sensores de gás

IDN/Pesquisas

Como parte das ações do convênio entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Universidade Nacional Mar del Plata INTEMA/CONICET, Alexandre Zirpoli Simões e  Rafael Aparecido Ciola Amoresi, ambos pesquisadores do CDMF, estão em em missão à Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), na Argentina, desde o dia 28 de junho. O anfitrião dos pesquisadores  é Celso Aldao, professor da Faculdade de Engenharia de Mar del Plata.

Alexandre Zirpoli Simões, Professor da Faculdade de Engenharia de Gauaratinguetá da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FEG – Unesp), possui 200 artigos publicados em periódicos de alta circulação internacional, bem como parcerias com grandes centros de pesquisa, conduzindo projetos de pesquisa na área de materiais cerâmicos para spintronica, energia limpa, sensores de gases, e hipertermia magnética.

Entre as atividades previstas na missão, Simões já ministrou a palestra intitulada “Aspectos Luminescentes de Sensores de CeO2 Modificados com Lantânio” na Facultad de Ciencias Exactas Y Naturales da UNMdP. Além disso, os pesquisadores estão discutindo projetos sobre materiais semicondutores a base de CeO2 para aplicação como sensor de gás CO e, também,  os principais resultados teórico – experimentais já obtidos pela parceria. Em paralelo algumas análises elétricas estão sendo realizadas utilizando uma câmera sensora desenvolvida pelo grupo argentino. A missão dos pesquisadores se encerrará no próximo dia 13 de julho.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Foto: Divulgação/CDMF/FAPESP

Legenda: Da esq. para dir.: Aparecido Ciola Amoresi, Mariela Desimone, Casmila Buono, Alexandre Zirpoli Simões, Celso Aldao

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *