Polícia Federal

PF combate fraudes na obtenção de benefícios previdenciários

PF combate fraudes na obtenção de benefícios previdenciários
    O esquema criminoso consistia em obter informações privilegiadas de pessoas que tinham direito ao abono salarial atinente ao PIS.

8:56 |ID News/Polícia Federal|2018AGO08| 

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou hoje (22/8) a Operação Golpes Master, com o objetivo de desarticular uma quadrilha voltada para a obtenção fraudulenta do abono salarial / PIS em agências da Caixa Econômica Federal.

São cumpridos 8 mandados de busca e apreensão, em residências estabelecidas no município de São Paulo. O objetivo é colher provas e documentos utilizados pelo grupo criminoso. A ação da PF conta com 60 policiais.

A investigação foi iniciada há quatro meses, com a prisão de um dos integrantes do grupo criminoso. Após cruzamento das informações obtidas e comparações de imagens captadas pelas câmeras de vigilância das agências bancárias, tornou possível a identificação de vários autores.

O esquema criminoso consistia em obter informações privilegiadas de pessoas que tinham direito ao abono salarial atinente ao PIS. Com o uso de documento falso (normalmente a carteira de identidade), realizavam diversos saques em agências espalhadas pelo Estado de São Paulo. Somente nesta primeira fase da operação foi possível identificar 88 saques fraudulentos que, calcula-se aproximadamente, gerou um prejuízo para os cofres públicos de mais de R$ 80 mi.

O Programa de Integração Social – PIS é um programa do Governo Federal voltado para o financiamento do pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades. O abono salarial é pago anualmente, no valor máximo de um salário mínimo, para pessoas cadastradas no referido programa há mais de 5 anos, que tenha tido uma remuneração média no ano anterior até 02 (dois) salários mínimos, dentre outros requisitos.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *