Ícone do site IDNews

Plataforma portátil desenvolvida no CDMF facilitará diagnóstico da hepatite C

Plataforma portátil desenvolvida no CDMF facilitará diagnóstico da hepatite C

| IDNews|Brasil | José Angelo Santilli

Plataforma usará Internet para tornar diagnósticos ainda mais ágeis

IDN/Pesquisas

Um artigo de pesquisadores do Centro de Materiais Funcionais (CDMF), recém publicado no periódico IEEE Sensors Journal, relata o desenvolvimento de uma nova plataforma laboratorial portátil voltada ao imunodiagnóstico do vírus da Hepatite C.

A plataforma desenvolvida possui uma comunicação sem fio para dispositivos móveis e um módulo de leitura em tempo real por meio de um aplicativo, responsável por adquirir os sinais amperométricos das reações imunoquímicas entre o antígeno-anticorpo do vírus da hepatite C (VHC).

Intuitivo e com simples funcionamento, o sistema desenvolvido é capaz de armazenar o exame do paciente em um cartão de memória e enviá-lo, via e-mail ou redes sociais, como WhatsApp e Facebook, ao médico responsável que irá interpretar o diagnóstico e definir o melhor tratamento da pessoa infectada.

Os resultados experimentais mostraram a detecção do VHC positivo em amostras biológicas para limites de detecção relativamente baixos, na ordem de 1ng de anticorpos anti-VHC da classe IgG. A portabilidade do sistema desenvolvido, aliada com a produção de baixo custo dos imunossensores, oferece excelentes perspectivas de aplicação promissora na área de diagnósticos clínicos, que pode ser adaptado para a detecção de outras doenças.

Intitulado “Portable laboratory platform (PLP) with electrochemical biosensors for immunodiagnostic of hepatitis C virus ” o trabalho tem como principal autor João Paulo de Campos da Costa, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (SEL – EESC) campus São Carlos e pesquisador do CDMF. Além de Costa, o trabalho tem como autores Wagner Benicio Bastos, Paulo Inácio da Costa, Maria Aparecida Zaghete, Elson Longo, João Paulo Carmo.

O artigo está disponível na IEEE Sensors Journal Volume: 19, Issue: 22, 2019 e também pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile