SLIDER

Por Odebrecht, ex-presidente do Peru tem prisão decretada

Por Odebrecht, ex-presidente do Peru tem prisão decretada
Toledo é acusado por tráfico de influência e por lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido propinas na casa dos US$ 20 milhões

10JAN2017| 8:50
ANSA

Justiça do Peru acatou um pedido do Ministério Público e ordenou a prisão do ex-presidente Alejandro Toledo no âmbito das investigações sobre a propina paga ao governo daquele país pela construtora brasileira Odebrecht.

Toledo é acusado por tráfico de influência e por lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido propinas na casa dos US$ 20 milhões. O pedido de prisão preventiva foi dado pelo juiz Richard Concepción após pedido do promotor anticorrupção Hamilton Castro.

De acordo com a decisão judicial, há “provas que respaldam com alto grau de confiança” que o ex-mandatário tenha usado seu cargo para benefício próprio. O ex-diretor da Odebrecht, Jorge Barata, já havia confirmado tanto para a Justiça brasileira como para a peruana que Toledo recebeu os milhões de dólares em propina para a construção da Estrada do Pacífico, que liga os dois país.

Atualmente, o ex-presidente, que nega as acusações e diz ser vítima de perseguição política, está em Paris e sua família disse que ele voltará ao Peru apenas se as condições de segurança de Toledo serão mantidas. O ex-presidente não mora mais em seu país-natal, vivendo nos Estados Unidos onde leciona aulas na Universidade de Stanford. (ANSA)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *