Educação & Cultura

Portal Ludo Educativo: suporte à educação em tempos de isolamento social

Portal Ludo Educativo: suporte à educação em tempos de isolamento social

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

Novo jogo da série “ContraCorona” será lançado no início da próxima semana

IDN – Cultura & Educação

O Portal Ludo Educativo, parceria do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com a Aptor Software, criou uma série de jogos educativos para promover a conscientização das crianças e adolescentes sobre os perigos de infecção do COVID-19. Com diversão, o jogador aprende a lavar as mãos, a manter o distanciamento social, a utilizar máscara e como a transmissão ocorre. Dentre os jogos, também foi lançado um Quiz, com dois módulos de perguntas e respostas, para medir os conhecimentos sobre a pandemia. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

No início da próxima semana está agendado o lançamento de mais uma fase do jogo ContraCorona, a qual será abordado o tema “Etiqueta do espirro”.

Conteúdo do “Etiqueta do Espirro”:

  • Interface contém as máscaras que o jogador pode arrastar até uma pessoa (representada por uma carinha);
  • Contador de pontos para acompanhar o progresso dos espirros;
  • Contador de tempo para mostrar quantos segundos já se passaram;
  • Carinhas representando as pessoas, elas andam e podem espirrar.

Como jogar “Etiqueta do Espirro”:

  • O jogador deve ou clicar nas pessoas para que elas cubram o espirro ou arrastar as máscaras nelas para que não passem a possível contaminação à frente;
  • Antes de espirrar de fato as pessoas têm sua animação que precede o espirro, o jogador deve estar atento às dicas de som e animação.
  • Uma pessoa estará infectada aleatoriamente, o jogo acaba quando outro pessoa se infecta a partir da primeira;
  • O jogador não sabe quem está infectado, como na vida real, então é necessário que ele dê atenção igualmente a todos.

Tais jogos podem ser utilizados por educadores e familiares, para ensinar os jovens a lidar, de maneira mais educativa, leve e divertida, sem prejudicar a seriedade da situação. Utilize à vontade esses e todos os jogos da plataforma, para promover a educação, com diversão, em tempos de isolamento. O Ludo Educativo conta com jogos de todas as áreas da educação! Aproveite!

Para os pais ou professores que querem montar atividades direcionadas para seus filhos/alunos, utilize o recurso do Ludo Escola ( https://www.ludoeducativo.com.br/pt/escola/landing ). Nele, poderá criar cursos, com questões objetivas para que respondam, enquanto se divertem, em um jogo de tabuleiro.

O Portal do Ludo Educativo também conta com atividades que podem ser baixadas e impressas, para colorir, cortar, colar, etc. Veja todas as atividades em: https://www.ludoeducativo.com.br/pt/activities

Links dos jogos:

ContraCorona (três jogos a partir da próxima semana):

https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/contra-corona

CoronaQuiz:

https://www.ludoeducativo.com.br/pt/eplay/f9088b35-8ad9-11ea-ab71-56ba0783c871

Ludo Educativo

Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da Aptor Software e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 11 centros de excelência (CEPIDs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Com realização da equipe da Aptor Software, criou-se um portal de jogos educativos completamente gratuitos para tornar a educação algo mais divertido. Divirta-se!

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *