Araraquara

Presidente da Abatur pede mais atenção ao turismo rural em Araraquara

Presidente da Abatur pede mais atenção ao turismo rural em Araraquara
Em sua exposição, afirmou que durante os primeiros meses deste ano, a entidade realizou reuniões com representantes do governo municipal

12ABR2017|10h42 – Théo Bratfisch

Credenciado pela Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), Teodoro Borelli Bratfisch, abordou na sessão ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira (11), o tema, Cidadania – empregos e renda no meio rural.

Enfatizou que o Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara, que trata da Política Municipal de Turismo, elenca as modalidades e produtos na esfera do turismo cultural, ecológico-ambiental, científico-tecnológico, de negócios, de lazer e recreação, rural, náutico, entre outras categorias, precisa dar uma atenção especial para o turismo rural.

“Temos que desenvolver e fomentar esse tipo de turismo, que inclusive é regulamentado por uma lei estadual”, argumentou, acrescentando que a população rural de Araraquara foi calculada em 5.932 pessoas, segundo o último censo demográfico do IBGE em 2010 e o potencial é muito grande.

Em sua exposição, afirmou que durante os primeiros meses deste ano, a entidade realizou reuniões com representantes do governo municipal e discutiu os principais projetos encaminhados com soluções técnicas para captação de recursos de programas federais e junto às empresas locais, através de programa de incentivo fiscal estadual. “A prefeitura não tem projetos e, sem recursos financeiros, perderam-se prazos para cadastramento”, disse exaltado.

Argumentou que é preciso estrutura para conseguir novas receitas para o Museu da Roça, para reformar as casas e implantar o trem turístico, por exemplo.

O turismo rural na agricultura familiar foi o grande destaque de sua fala. “O crescimento econômico com distribuição de renda através da Agricultura Familiar e pelo Turismo Rural, gera um círculo virtuoso, reduz a pobreza e propicia forte expansão do mercado consumidor, mas isso acontecerá somente se houver política municipal visando resultados’, enfatizou Bratfisch.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *