AraraquaraSLIDER

Presidente da Câmara no I Fórum de Cidades Digitais da Região Central

Presidente da  Câmara no I Fórum de Cidades Digitais da Região Central
Evento foi realizado no auditório da ACIA

24MAR2017| 11:23 – Imprensa CAM

O presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) representou a Câmara Municipal na abertura do I Fórum de Cidades Digitais da Região Central, realizado nessa quinta-feira, dia 23, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), que contou com as presenças na Mesa principal do vice-prefeito Damiano Barbiero Neto; o presidente da ACIA, José Janone Júnior; o diretor da RCD, José Marinho; e Luis Ramos, assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Também estiveram presentes os vereadores José Carlos Porsani (PSDB), Gerson da Farmácia (PMDB) e Édio Lopes (PT).

Organizado pela ACIA e a RCD, o evento teve por objetivo apresentar caminhos a gestores públicos para a aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação para aprimorar os serviços públicos.

Em seu pronunciamento, Yashuda ressaltou a importância da atualização dos serviços públicos às novas tecnologias e citou iniciativas em Araraquara nas áreas de educação e saúde. “Por minha iniciativa, o município fez uma parceria com a CPFL Telecom e BNDES e implantou o projeto Geekie Lab nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que beneficia alunos do 9º ano. O Geekie é uma plataforma digital educacional que propõe, por meio de jogos, identificar as dificuldades individuais e elaborar atividades personalizadas, ou seja, adapta o ensino ao perfil de cada aluno para um aprendizado voltado às suas características e necessidades. Também apresentei uma proposta de parceria ao Executivo na área de Telemedicina para agilizar a prestação de serviços na área de saúde possibilitando, por exemplo, diagnósticos de exames à distância”, disse Yashuda.

Janone Júnior disse o Fórum visa contribuir para atualizar os gestores públicos sobre as tecnologias disponíveis. “Hoje a tecnologia é imprescindível para os municípios serem mais eficientes, diminuírem custos e promoverem o desenvolvimento econômico”, disse o presidente da Acia.

O Fórum teve oito painéis com foco no cenário das cidades digitais, políticas públicas federais, smart cities, cidade inteligente, arrecadação dos municípios e caso de sucesso. Cada apresentação teve espaço para interação entre participantes e palestrantes.

“São soluções que facilitam o planejamento e a eficiência na gestão municipal incluindo a tecnologia como estratégica para melhorar todos os setores e o atendimento ao cidadão”, destacou Marinho.

Além de Araraquara 27 cidade do estado de São Paulo e uma do Paraná participaram do evento: Apiaí, Araras, Assis, Bauru, Franca, Floreal, Gavião Peixoto, Hortolândia, Ibitinga, Indaiatuba, Itararé, Jaboticabal, Lourdes, Porto Ferreira, Macatuba, Manduri, Narandiba, Nhandeara, Nipoã, Rincão, São Paulo, São Roque, Sengés, Sertãozinho, Socorro, Trabiju, Vinhedo e Telêmaco Borba (PR).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *