Justiça

Procuradoria quer afastar desembargador de caso Cavendish

Procuradoria quer afastar desembargador de caso Cavendish  
No pedido, a procuradora Mônica de Ré afirma que o advogado de Cavendish, Técio Lins e Silva mantém relação de amizade com o desembargador-relator do caso
17:46| 05/07/2016
Cavendish

A Procuradoria Regional da República no Rio pediu nesta terça-feira (5) o afastamento do desembargador Antônio Ivan Athié como relator do processo sobre a operação Saqueador, deflagrada na semana passada e que levou à prisão do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, e do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, entre outros.

No pedido, a procuradora Mônica de Ré afirma que o advogado de Cavendish, Técio Lins e Silva mantém relação de amizade com o desembargador-relator do caso.

A procuradora cita o fato de que o advogado representar Ithié numa ação no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Lins e Silva advogou para permitir o retorno do desembargador aos quadros do TRF (Tribunal Regional Federal) após afastamento sob suspeita de corrupção.

“A relação mantida entre advogado e cliente pressupõe vínculo de confiança e fidelidade”, afirma a procuradora na ação.

Mônica de Ré cita em sua ação uma declaração de Lins e Silva à Folha de S.Paulo sobre uma decisão de Ithié que favorecia Cavendish. Em março de 2014, o magistrado desbloqueou o patrimônio do dono da Delta.

“É um dos melhores profissionais que a Justiça tem. Nenhuma suspeita pesa contra ele”, disse Lins e Silva na ocasião

Procurados, Lins e Silva e Athié não comentaram a ação até as 16h30.

Cavendish é acusado de integrar um esquema que, segundo o Ministério Público Federal, envolveu 18 empresas de fachada para lavar ao menos R$ 370 milhões de dinheiro público recebidos pela Delta.

Na mesma investigação, a Polícia Federal prendeu na quinta (30) os empresários Carlinhos Cachoeira e Adir Assad. Eles são acusados de serem os donos das empresas usadas no esquema de desvios.

Na sexta (1°), o desembargador Ivan Athié transformou em prisão domiciliar a prisão preventiva de cinco envolvidos na operação Saqueador.

No entanto, a Justiça Federal condicionou o benefício ao uso de tornozeleiras eletrônicas. A Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que não possuía o equipamento, o que manteve os acusados na prisão. A Procuradoria também recorreu desta decisão. Com informações da Folhapress.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *