Araraquara

Professor é esfaqueado por suposto membro do grupo EI

Professor é esfaqueado por suposto membro do grupo EI na periferia de Paris.

Um professor de uma escola maternal de Aubervilliers, cidade da periferia de Paris, foi ferido nesta manhã com um estilete e uma tesoura por um homem que citou o grupo terrorista Estado Islâmico. O professor foi ferido no tronco e no pescoço, mas não corre risco de morte.  O ataque aconteceu às 7h10, 4h10 pelo horário de Brasília. O agressor fugiu a pé do local e é procurado pela polícia. Ele entrou na escola com uma roupa de pintor, usava luvas, bota militar e um capuz para cobrir o rosto.

O estilete e a tesoura usados na agressão estavam na mesa do professor que preparava o início das aulas. Ainda não havia crianças na classe. A unidade antiterrorista da Procuradoria de Paris abriu uma investigação por tentativa de assassinato associada a ato terrorista.

A revista em francês do grupo Estado Islâmico, publicada mensalmente na internet com o título Dar-al-Islam, ameaçou em sua edição de novembro atacar funcionários das escolas francesas, chamados pelos extremistas de inimigos de Alá. O texto condenava o ensino laico nas escolas do país, além de dizer que eles promovem uma guerra aberta contra a família muçulmana.

De acordo com a polícia, o homem teria gritado que o ataque era “um aviso do Daesh”, usando a sigla em árabe para a organização jihadista, que reivindicou os atentados de 13 de novembro contra Paris. Depois dessa onda de ataques, que deixou 130 mortos e centenas de feridos, o governo reforçou a segurança dos estabelecimentos escolares.

Ministra classifica ataque como ato “gravíssimo”

A ministra da Educação, Najat Vallaud-Belkacem, esteve no local e afirmou que trabalhará ao lado do ministério do Interior para “continuar a reforçar as medidas de segurança, neste contexto em que a escola se sente ameaçada”. Ela classificou o ataque como um ato “gravíssimo”. Na semana passada, a ministra já havia declarado que a ameaça terrorista é “real e permanente” e “todos os lugares públicos precisam de proteção, principalmente as escolas”.

RFI
© Fournis par RFI

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *