Brasil

Programa de Pós da Unesp aprova política de ações afirmativas

Programa de Pós da Unesp aprova política de ações afirmativas
Em Presidente Prudente, medidas já terão validade no próximo processo seletivo, em 2019

8: |Ag: Notícias Unesp/ Amanda Fernandes | 2018JUL15

O professor Everaldo Melazzo, coordenador do programa de pós em geografia da Unesp em Presidente Prudente

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, câmpus de Presidente Prudente, instituiu uma política de ações afirmativas para o curso.

A instrução normativa, de maio de 2018, prevê a reserva de vagas para candidatos negros, pardos, indígenas, deficientes e pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

As cotas deverão ser aplicadas já no processo seletivo de 2019, com 20% de vagas reservadas a esses candidatos. A previsão é que esse percentual aumente progressivamente nos próximos anos, chegando a 50% de reserva de vagas em 2021.

A política de ações afirmativas tem como objetivo promover a inclusão social e dar força à redução da desigualdade e da discriminação na comunidade.

De acordo com o professor Everaldo Santos Melazzo, coordenador do programa de pós-graduação em geografia da Unesp em Presidente Prudente, a implementação da política surgiu a partir de reuniões com o corpo discente. As demandas dos estudantes foram posteriormente estudadas, aprimoradas e aprovadas pelo conselho do programa na unidade.

Para Melazzo, o passo fundamental agora é aprimorar ainda mais as normas e ajudar na sua disseminação pela Unesp. Segundo o coordenador, já houve interesse de outras unidades em instituir ações afirmativas na pós-graduação.

“Nós queremos muito disseminar isso, porque a gente acredita que é um caminho correto para a pós-graduação. As desigualdades históricas desse país exigem a aplicação de ações afirmativas e a universidade pública não pode se furtar a esse debate”, afirma.

Com a adoção das ações afirmativas no programa da pós em Geografia, um dos mais conceituados do país na área, a Unesp passa a integrar um minoritário grupo de instituições de ensino superior do país que oferecem as medidas na pós-graduação.

A instrução normativa do Programa de Pós-graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, pode ser vista na íntegra através do seguinte endereço: http://www2.fct.unesp.br/pos/formularios/Geografia/Deliberacoes%20e%20Instrucoes%20Normativas/Instrucao%20Normativa%2010%20-%20Cotas%20PPGG.pdf

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *