Araraquara

Projeto dissemina cultura da redução de riscos

Projeto dissemina cultura da redução de riscos  
Projeto dissemina cultura da redução de riscos para mais de 570 alunos de escolas municipais
8:47| 29/06/2016
Defesa Civil

Fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Púbica, o projeto “Defesa Civil: A aventura” será implantado na grade de ensino do 8º ano das escolas municipais da cidade. O lançamento do projeto ocorreu na tarde desta terça, 28, na Prefeitura.

Trata-se de uma ferramenta educacional em formato de jogo interativo, que visa incrementar a formação dos alunos, a fim de formar pessoas preparadas e conscientes sobre os riscos de desastres, sobre ações para sua redução, além de constituírem potenciais multiplicadores do conteúdo na comunidade. Abordando um total de 9 módulos (mini-games): Defesa Civil, Escorregamento, Tempestades e Raios, Inundação, Estiagem, Acidentes Domésticos, Afogamento, Abrigo e Comunidade Resiliente, o curso disponibiliza o conteúdo a ser assimilado e atividade para acompanhar o nível de compreensão. Após concluí-la com sucesso, o aluno recebe uma senha que desbloqueia um super-game, além de uma medalha de acordo com seu desempenho. Ao final dos 9 módulos é disponibilizado um certificado individual.

O Projeto já havia sido implantado na EMEF Rafael de Medina, como teste, e agora será estendido a todos os alunos do 8º ano das demais 13 escolas municipais e, posteriormente, para as escolas de ensino integral. “É uma plataforma muito lúdica e dinâmica. Com isso, os alunos estarão preparados para cada tipo de situação, além de poder orientar outras pessoas, passando esse conhecimento”, disse Elias Chediek.

O estado de São Paulo foi o primeiro no mundo a receber o certificado da ONU na Campanha ‘Construindo Cidades Resilientes’, pela implantação de sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de acidentes.  “No âmbito das cidades, das 645 do estado, Araraquara é uma das 27 do estado que receber esse projeto, por conta do nosso sistema de gestão e prevenção. Esse projeto desperta a consciência coletiva e novos voluntários em potencial para a Defesa Civil, que se tornou referência para a região”, disse Chediek.

Estiveram presentes o prefeito Marcelo Barbieri, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Auísio Braz (PMDB) e William Affonso (PDT), a Secretária Municipal de Educação Arary Ferreira, e os Coordenadores Regional da Defesa Civil Municipal e da Defesa Civil de Araraquara Amarildo Calegari e Edson Alves, respectivamente.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *