Brasil

Publicação internacional ressalta pioneirismo do CDMF na produção de partículas com ação contra o SARS-CoV-2

Publicação internacional ressalta pioneirismo do CDMF na produção de partículas com ação contra o SARS-CoV-2

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

IDN – CDMF – Publicação Internacional


Um artigo recém-publicado no periódico internacional Biochemical and Biophysical Research Communications cita um artigo publicado por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Nanox Tecnologia,  a Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), relatando a pesquisa pioneira que comprovou a eficácia de nanopartículas de prata e sílica produzidas no Centro na inativação do SARS-CoV-2, o novo coronavírus causador da COVID – 19.

O trabalho, intitulado ‘Potent antiviral effect of silver nanoparticles on SARS-CoV-2‘, é de autoria de pesquisadores da Yokohama City University School of Medicine e da Kanto Chemical Co., ambas do Japão. A pesquisa relatada no artigo testou a eficiência e a toxicidade de diferentes tipos de partículas de prata utilizadas para inibição do SARS-CoV-2 para possível aplicação em fármacos.

Os autores, no entanto, reconhecem a já comprovada ação das partículas na inibição do SARS-Cov-2 em superfícies como tecidos, máscaras, equipamentos hospitalares, entre outros, e apontam sua utilização nesses materiais como uma importante ferramenta no combate à pandemia de COVID – 19.

O artigo de pesquisadores do CDMF citado no estudo é intitulado ‘Ag nanoparticles-based antimicrobial polycotton fabrics to prevent the transmission and spread of SARS-CoV-2‘ e foi disponibilizado na plataforma internacional de pré-prints bioRxiv no último dia 26 de junho. Os autores do artigo são Guilherme C. Tremiliosi, Luiz Gustavo P. Simoes, Daniel T. Minozzi, Renato I. Santos, Daiane C. B. Vilela, Edison Luiz Durigon, Rafael Rahal Guaragna Machado, Douglas Sales Medina, Lara Kelly Ribeiro, Ieda Lucia Viana Rosa, Marcelo Assis, Juan Andrés, Elson Longo, Lucio H. Freitas-Junior.

A animação abaixo apresenta de maneira didática a ação das partículas de prata impregnadas nas fibras de tecidos na inativação do SARS-CoV-2.

Para saber mais clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *