Araraquara

Pyongyang confirma que míssil pode alcançar todo o território dos EUA

Pyongyang confirma que míssil pode alcançar todo o território dos EUA
A televisão norte-coreana KCTV anunciou nesta quarta (29) que o projétil lançado pelo regime de Pyongyang é um novo modelo de míssil balístico intercontinental (ICBM)

29NOV2017|  7:11 - Coreia do Norte   - Foto:  © Lusa

Tal como é hábito, coube à veterana pivô Ri Chung-hee fazer o anúncio, em tom solene, do “bem-sucedido” lançamento que foi “autorizado e presenciado pessoalmente pelo líder” Kim Jong-un, o primeiro que o regime de Pyongyang leva a cabo após dois meses e meio.

 O míssil foi disparado em direção a leste a partir da província de Pyongan do Sul, a cerca de 25 quilômetros da capital norte-coreana, Pyongyang, por volta das 03:17 (18:17 de terça-feira em Lisboa).

O projétil percorreu cerca de 960 quilômetros, atingindo uma altitude de mais de 4.000 quilômetros, antes de cair no Mar do Japão (denominado de Mar do Leste nas Coreias).

Tal representa a máxima altitude alcançada até hoje por um míssil norte-coreano e sinaliza um novo e perigoso avanço do programa norte-coreano.

O Pentágono já tinha adiantado a possibilidade de se tratar de um míssil balístico intercontinental (ICBM), o terceiro deste tipo disparado pela Coreia do Norte depois dos dois lançados no passado mês de julho.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão já reagiram ao mais recente lançamento, acordando impulsionar mais sanções internacionais contra Pyongyang.

Washington, Seul e Tóquio pediram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que pode ser realizado hoje mesmo em Nova Iorque. Com informações da Lusa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *