AraraquaraSLIDER

Recursos deverão resolver falta de vagas em creches

Recursos deverão resolver falta de vagas em creches
Projeto será votado pelos vereadores em Sessão Extraordinária na próxima quarta-feira (05)

04JUL2017|  14H03 - IMPRENSA CAM

Com dificuldades para a manutenção de suas atividades, Meimei e Creche do Carmo deverão ser beneficiadas com os recursos no valor de R$ 150 mil que serão votados pelos vereadores em Sessão Extraordinária na próxima quarta-feira (05). Além de permitir que as entidades atendam a mais crianças, o projeto deverá auxiliar também na resolução da falta de vagas em creches do município.

Para acompanhar os trabalhos realizados pelas instituições, o presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) e os vereadores Juliana Damus (PP), Elias Chediek (PMDB) e José Carlos Porsani (PSDB) visitaram as unidades na tarde da última segunda-feira (03).

No Meimei, os parlamentares foram recebidos pelo presidente Raul Aderval Leite e pela diretora Noélia de Lima, que relataram as principais dificuldades enfrentadas. “Estamos com poucas crianças. Atendemos na faixa etária de 3 a 5 anos, mas este ano não conseguimos fazer matrículas para a primeira turma (3 anos de idade). Hoje estamos com 31 crianças, mas já tivemos 104. Apesar de a casa ser grande, temos um orçamento pequeno e estamos com apenas cinco funcionários”, lembraram. No local, com mais de 56 anos de história, as crianças ficam em tempo integral, tomam banho e recebem todos os cuidados necessários.

Para conseguir arrecadar recursos, a entidade conta com salas onde são feitos pães, bordados e enxovais para bebês. “No final do ano, realizamos um bazar para conseguir um rendimento. No último, conseguimos um bom valor, mas não foi o bastante. Com uma ajuda, poderemos fazer mais”, afirmou Leite. “A mensalidade é baixa e não conseguimos pagar todos os professores. Uma professora que estava aqui há mais de 20 anos precisou sair”, completou Noélia. Os dois lembraram que boa parte dos alunos é da periferia, principalmente dos bairros Valle Verde e Selmi Dei.

Já na Creche do Carmo, que em breve completará 50 anos de existência e atende a crianças de 4 meses a 5 anos, a capacidade é para receber até 80 crianças, mas no momento são apenas 43 matriculadas. “Já chegamos a atender 86. Temos uma fila de espera, mas faltam recursos para trazer mais crianças”, explicou uma das coordenadoras. “Gostaríamos de fazer mais. O que podemos buscar, corremos atrás, como é o caso do material didático. A maioria das mães necessita mesmo”, completou outra coordenadora.

“Esse projeto é muito importante. Fizemos uma reunião na manhã da última segunda-feira (03) com os demais vereadores para incluirmos na Sessão Extraordinária. Todo mundo se beneficia com os recursos, as entidades que precisam de ajuda e o município que sofre com a falta de vagas nas creches. É uma saída emergencial, já que ficaria muito mais oneroso construir novas creches. Com essa ajuda, as instituições terão a possibilidade de arcar com a equipe e poderão investir no aprimoramento de suas atividades e do local onde estão, além de receber mais crianças”, destacou Yashuda.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskZBZxdL

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *