Politica

Reforma na Favela de Jacareípe segue com demolição de barracos

Reforma na Favela de Jacareípe segue com demolição de barracos
Intervenção do mandato da deputada Márcia Lia foi responsável por conseguir obra no local

 11JAN2017| 8.25
Assessoria Dep. Márcia Lia

A reforma das instalações da Favela de Jacareípe, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, foi iniciada na última semana e segue com a demolição mais de 30 barracos no entorno das caixas d’água do local. A obra é uma conquista do mandato da deputada Márcia Lia, que interveio em favor dos moradores junto à Cohab, Prefeitura de São Paulo e Tribunal de Justiça.

“Essas famílias estavam instaladas de forma tão perigosa que a qualquer momento poderiam ser vítimas de uma tragédia. Todas as instalações elétricas e hidráulicas estavam irregulares e o madeiramento já não suportava o peso dos reservatórios de água. Não podiam continuar nessa situação. Felizmente, a obra está caminhando, a favela está recebendo melhorias e as famílias agora já estão em um local seguro”, observa a deputada Márcia Lia.

A favela tem cerca de 200 famílias, mas 35 apenas foram retiradas porque estão na área de reforma e de risco. Duas delas ainda ignoram os riscos e resistem em sair do local. Uma família gastou muito para construir seu barraco, acredita estar em segurança e não quer sair. Uma outra moça se nega a sair da favela para aluguel social desde as primeiras reuniões. As negociações e tentativas de remoção para um lugar seguro de fato continuam.

Enquanto isso, a obra é feita lentamente, desde a demolição dos barracos até a retirada do entulho de construção, para não haver ainda mais prejuízo a toda a estrutura, que é completamente interligada.

O mandato continua trabalhando para que as famílias consigam moradias definitivas e não tenham de voltar para a favela após a reforma. Além disso, ainda há famílias fora da área de maior risco que também precisam de habitação digna.

Havia uma preocupação com a interrupção das obras por conta do resultado das eleições – a reforma foi negociada durante o Governo Haddad em São Paulo -, mas não existe nenhuma indicação de que não será feita. Ao contrário.

História – As 200 famílias de Jacareípe eram de uma área atingida por um incêndio há 13 anos e se instalaram provisoriamente no local depois que a Cohab ofereceu alojamento provisório. Tudo foi construído de forma irregular, em espaço que pertence à Prefeitura, outra parte ao Estado e uma terceira área particular.

A condição precária em que vivem, com restrição também de iluminação e ventilação natural, foi denunciada pela deputada Márcia Lia depois de uma visita à comunidade, em março de  2016. Imediatamente, a parlamentar acionou Cohab e Secretaria Municipal de Habitação para cobrar uma solução. Ela também encaminhou ofícios ao secretário de Relações Governamentais, José Américo Dias, ao Tribunal de Justiça e à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, dentre outros órgãos, alertando sobre os riscos que as famílias estavam correndo.

Após a mobilização, uma equipe da Cohab foi ao local e apresentou propostas para solucionar o problema. Foram inúmeras reuniões até se chegar a um acordo sobre como fazer a reforma e realocar os moradores.

“A obra irá resolver parte dos problemas do local e irá garantir que as demais famílias fiquem em segurança na favela. Porém, o mais importante é que a gente consiga as residências definitivas para essas famílias”, explica o assessor parlamentar Francisco Ferreira de Almeida, responsável por acompanhar todas as negociações desde o início do caso e representar a deputada nas reuniões entre Cohab e moradores. A obra não tem data para terminar.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *