AraraquaraPolitica

Reitor da Unesp pede sugestões ao Conselho para reajuste

Reitor da Unesp pede sugestões ao Conselho para reajuste
Deputada Márcia Lia intermedeia diálogo entre comando de greve da Unesp Araraquara e reitor da Universidade

17:33| 18/08/2016
Fernanda Miranda

A deputada estadual Márcia Lia intermediou uma conversa entre o comando de greve do campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o reitor Júlio Cezar Durigan, na manhã desta terça-feira, 16, na reitoria da Universidade, em São Paulo, na tentativa de encontrar um caminho para o fim da paralisação e dos impasses entre servidores e direção. Com argumentos de que o momento econômico do país não permite reajuste salarial, o reitor propôs o enxugamento do orçamento para poder atender o mais breve possível a reivindicação de servidores e docentes.

 A parlamentar apontou os prejuízos da greve, deflagrada há mais de dois meses, e pediu ao reitor um compromisso com os servidores para um acordo bom para todas as partes. “Eu entendo a dificuldade do momento econômico, sei que o governador fez vários cortes e sei que o senhor, na figura do reitor, também não tem interesse em chegar a uma negociação salarial com a proposta de zero de reajuste. Por outro lado, os servidores são pais de família, com contas para pagar. O pedágio subiu, a conta de luz subiu, a água, o alimento. Ainda vejo com muita preocupação a continuidade da greve, especialmente para quem está prestes a se formar. Esta situação é muito ruim”, avaliou a Márcia Lia.

 O reitor disse ter pedido ao Conselho Universitário sugestões para enxugar o orçamento ou remanejar verba, mas que nada lhe foi apresentado. Uma das propostas – não aceita pelo sindicato, mas já efetivada pela USP e Unicamp – foi a de retirar 3% do valor repassado ao vale alimentação e direcioná-los ao salário dos servidores. O argumento é que o valor do vale pode ser reposto posteriormente, mas valores incorporados aos salários permanecem.

 Na visão do reitor, dar um aumento de 3% sem essas manobras seria uma ‘grande irresponsabilidade’ de sua parte. “Estou procurando preservar o emprego e os salários das pessoas, mesmo que sem reajuste. Esta é minha prioridade zero.” Ele também se mostrou a favor de fazer constar no orçamento um valor mínimo para o dissídio, mas a proposta já foi negada pelo conselho universitário.

 Atendendo a uma proposta da deputada Márcia Lia, o comando de greve irá discutir com os servidores de Araraquara encaminhamento de sugestões de manejo no orçamento para a próxima reunião do Conselho Universitário, no dia 23 de agosto.

 Carreiras

 Os servidores também questionaram o reitor sobre o congelamento das carreiras, que passam por reestruturação há quase dois anos. Na visão deles, a universidade não precisa parar as promoções durante as discussões de mudança, mesmo que fizesse pagamento retroativo. O professor Durigan explicou que o estatuto prevê reestruturação de carreiras a cada cinco anos e que o prazo de apresentação das propostas está a cargo dos órgãos colegiados responsáveis por cada área. “Não estipulei prazo para a entrega das propostas e acho que poderia ser feito em um mês, mas já tem um ano e meio, dois anos que isso está em estudo”, observou o reitor.

 Sobre o enxugamento da estrutura de Araraquara, onde há quatro unidades autônomas com, por exemplo, quatro estruturas de departamento de pessoal, o reitor revelou uma dificuldade de entendimento entre as diretorias em vários setores. “Eles não se entendem e para um usar a estrutura do outro é preciso pedir pelo amor de Deus.”

  Os servidores apontaram ainda a expansão da universidade nos últimos anos, com a criação de dezenas de cursos, em detrimento dos servidores. A isso, o reitor respondeu que os 38 novos cursos criados em 2000 trouxeram muitos prejuízos para a universidade, sentidos até hoje. Mas que os 11 cursos de engenharia implantados nos últimos anos tiveram planejamento e recursos próprios.

 “É preciso ressaltar que os cursos não são criados pela reitoria e sim pedidos pelas unidades. Mas eu fui falar com o governador [Geraldo Alckmin], que não queria isso, mas troquei o recurso de custeio do Hospital das Clínicas, que fazíamos e de fato não tínhamos que fazer, tinha que ser a Secretaria de Saúde, e usei para pagar os cursos que as unidades criaram. E os recursos estão lá para serem usados com professor, funcionários e prédios”, ressaltou.

 A comissão de greve da Unesp Araraquara foi representada por Ana Luísa Fontes Simioni, servidora da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras (FCL); Rubens Antonio Rodrigues, da diretoria técnica de Informática da FCL; Eduardo Jonas Nascimento, do Departamento de Psicologia da Educação – Núcleo de Sexualidade da FCL e representante do SintUnesp; e Lícia Laila Zamproneo Lopes, servidora da biblioteca da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

 Servidores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também estão em greve.

Noticias

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *