Araraquara

Renato Haddad acompanha estrutura e revitalização do MAPA

Renato Haddad acompanha estrutura e revitalização do MAPA

Referência como uma das melhores coleções do interior de São Paulo, o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) passa por revitalização e ampliação na área de paleontologia. Além das coleções fixas, o espaço ganhará réplicas com mais de um metro de altura do dinossauro denominado Ornitópode, batizado de pés de aves, que habitou a região de Araraquara há cerca de 140 milhões de anos.

Gravando uma matéria para a TV Câmara, o vereador Renato Haddad (PMDB) visitou o espaço, cuja inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2016. Além dos esqueletos de dinossauros, haverá imagens ilustrativas. Ao lado da gerente dos Museus, Virgínia De Gobbi, o parlamentar conheceu também um painel interativo que mostra os sítios arqueológicos no Estado de São Paulo, além de inúmeras peças de sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara há 10 mil anos.

“O interessante é que parte do acervo, inclusive, pode ser tocado pelos visitantes”, diz Renato Haddad. Araraquara está envolvida no contexto da paleontologia e o material também será exposto para atrair as crianças. A região de Araraquara fez parte do maior deserto de areia da história geológica do planeta e desfrutava de um clima quente e seco. Dunas como as que encontramos, hoje, no deserto do Saara, cobriam uma área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, do Sul de Minas Gerais até o Uruguai.

As pegadas dos dinossauros podem ser facilmente encontradas em placas de arenito usadas na cidade, até em frente ao Mapa, na Rua Voluntários da Pátria. Elas foram descobertas por acaso, em 1976, quando o padre Giuseppe Leonardi, um dos maiores paleontólogos do mundo, viajava pelo interior paulista e precisou parar na cidade com dor de dente. Ao pisar nas lajes usadas como calçamento reparou em algo estranho. Voltou tempos depois, retirou uma placa e descobriu os raros registros de dinossauros brasileiros do período jurássico.

Serviço:

Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA

Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro – Fone: (16) 3332-4933

Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45; aos sábados, das 9 às 12 horas – Entrada Gratuita

Câmara Municipal
Setor de Comunicação

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *