BrasilSLIDER

Reunião geral dos integrantes do CDMF é realizada na UFSCar

Reunião geral dos integrantes do CDMF é realizada na UFSCar
O diretor Elson Longo frisou a importância da interação entre os pesquisadores do CDMF

08JAN2017| 14:29
José Angelo Santilli

Cerca de 150 pesquisadores (Professores, Pesquisadores, alunos de IC, Mestrado, Doutorado e Pós-doc) do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP) reuniram-se entre os dias 03 e 04 de fevereiro de 2017 no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (Auditório Petrobrás), localizado na Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos, para discutirem e planejarem suas ações no âmbito das atividades do CDMF.

A programação do evento foi dividida em duas partes no primeiro dia da Reunião Geral. Durante a manhã, proferiram palestras os Professores que compõem a direção do CDMF. Abrindo a reunião, o Diretor Executivo, Prof. Elson Longo apresentou o “CDMF em números”, fazendo uma revisão da quantidade de publicações do Centro entre 2013 e 2016, fatores de impacto e um balanço das publicações científicas fruto de colaborações internacionais.

O Professor Elson frisou em sua fala a importância da interação entre os pesquisadores do CDMF nos diferentes Grupos de Pesquisa que fazem parte do Centro, bem como os passos a seguir rumo ao estabelecimento e consolidação de mais interações internacionais. O Diretor abordou também um dos pontos positivos das interações internacionais já existentes entre os pesquisadores do CDMF, que consiste no fato de oferecer às equipes de pesquisa do exterior um conhecimento inédito de técnicas e produções científicas produzidas pelo Centro.

Na sequência da fala do Prof. Elson Longo, o Professor Ernesto Chaves Pereira falou aos presentes sobre “Inovação no CDMF”. A exposição do Professor Ernesto se deu no sentido de motivar os presentes pesquisadores, sobretudo os jovens em âmbito de Mestrado, Doutorado e Pós-Doc a responderem as seguintes questões: “como posso utilizar minha capacidade de resolver problemas para desenvolver novos produtos e estratégias necessárias no mercado?”, “Como posso transformar ideias em produtos?”.

Feita esta motivação, o Prof. Chaves seguiu sua explanação ressaltando que o CDMF já possui esta tradição, haja vista os produtos fomentados pelas pesquisas nele realizadas, e que toda infraestrutura do Centro poderá e deverá estar a disposição de boas e transformadoras ideias no desenvolvimento de produtos provenientes das pesquisas que vêm ocorrendo. O encerramento da fala do Professor Chaves ressaltou ainda que os momentos de crise, na verdade, devem ser encarados como momentos de grandes oportunidades e estímulo à criatividade dos pesquisadores para a criação de empresas e desenvolvimento de produtos.

Em seguida, assumiu a palavra o Prof. Adilson J.A. Oliveira, Diretor de Difusão do CDMF em parceria com o Professor Antonio Carlos Hernandes. Em sua fala, o Prof. Adilson mostrou aos presentes as atividades de Difusão Científicas que vêm ocorrendo sob sua supervisão e do Prof. Hernandes, como as atividades desenvolvidas pelo LABi/UFSCar, minicursos com temáticas científicas voltados à formação continuada de professores da Rede Básica de Ensino de São Carlos e Região, minicursos sobre ciências de modo geral voltados a estudantes da Rede Básica e programas de aproximação da Universidade com estudantes do Ensino Médio, os jogos educativos da séria Ludo Educativo e a tradicional NanoArte, produzida e disseminada pelo mundo todo a partir das imagens das pesquisas desenvolvidas no Centro. Foram ainda apresentadas pelo professor os novos projetos de Difusão Científica que estão sendo elaborados com a equipe do CDMF para o primeiro e segundo semestre deste ano.

O Professor Adilson ressaltou aos presentes a importância de aprender a comunicar ciência ao público em geral não acadêmico, desafiando os presentes a engajarem-se nas veredas da Difusão sobretudo para que os pesquisadores colaborem com a população em geral no sentido de sua conscientização sobre a importância da Ciência no desenvolvimento de uma nação.

Encerrando as falas da manhã, tomou a palavra o Vice-Diretor do CDMF, o Prof. Edson R. Leite, o qual falou aos presentes sobre o “Futuro do CDMF”. Em sua exposição, o Professor Edson motivou os presentes à interação entre os grupos de pesquisa, ao cuidado e dedicação na redação dos artigos científicos e à importância de uma constante avaliação da prática de pesquisa e comunicação dos membros do CDMF. A motivação da explanação do Professor Edson fechou a manhã de palestras ressaltando ao grupo a importância de convergir esforços para que os trabalhos que vem sendo realizados pelos grupos associados ao CDMF permaneçam alcançando resultados de excelência e mantenham a qualidade esperada pelo programa CEPID/FAPESP.

A segunda parte do evento foi integralmente dedicada no período da tarde à explanação dos professores/pesquisadores do CDMF comunicando aos presentes um resumo de 10 minutos acerca dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas instituições das quais são oriundos. Cada pesquisador apresentou um balanço de seus principais resultados e desafios a serem superados, de modo a tornar de conhecimento dos demais pesquisadores a quais áreas da pesquisa do CEPID estão se dedicando, facilitando, inclusive, a troca de informações, experiências e parcerias entre os próprios pesquisadores do CDMF.

A manhã do dia 04/03 foi reservada integralmente à Direção do CDMF e aos Professores presentes de modo a planejarem as ações e pesquisas colaborativas das atividades do Centro neste ano.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *