Araraquara

Sancionada a lei, “Dia do Imperador” será comemorado em novembro

Sancionada a lei, “Dia do Imperador” será comemorado em novembro
Edson Hel é o autor do projeto

18OUT2017| 10:21   -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

Visando à valorização da história da cidade, o vereador Edson Hel (PPS) criou a lei que inclui o “Dia do Imperador” no calendário oficial de eventos do município, a qual foi sancionada pelo prefeito em exercício Damiano Neto (PP), nesta terça-feira (17), e será celebrada, anualmente, no dia 6 de novembro. “Estou muito contente por poder contribuir com o resgate do passado de Araraquara”, afirma o parlamentar.

A data será comemorada com campanhas, reuniões, palestras e outros eventos, a fim de homenagear e perpetuar a histórica visita do imperador Dom Pedro II ao município, ocorrida no dia 6 de novembro de 1886. Os recursos necessários para a realização das atividades comemorativas em torno da lei serão provenientes de doações e campanhas, não gerando gastos ao município.

O historiador Rogério Belmiro Tampellini, consultor do projeto, ocupou a Tribuna Popular no início do mês para defender a importância da data. Na ocasião, ele explicou que a lembrança da visita do imperador está se perdendo. “As novas gerações não conhecem, não sabem disso, e a nossa intenção é que esse dia possa resgatar um fato importante de nossa história.”

Como parte das comemorações, já está programada uma exposição na Câmara Municipal, de 6 a 10 de novembro, com imagens, documentos e objetos referentes à visita do imperador e ao regime imperial brasileiro. Além disso, a visita de um membro da Casa Real a Araraquara está em planejamento. Serão realizadas, ainda, atividades culturais e esportivas, palestras em escolas e celebrações religiosas por conta da visita do imperador à Matriz de São Bento.

“A lembrança dessa data é muito importante para os cidadãos, pois remete a um fato histórico inusitado e que não deve ser esquecido pela população. Pelo contrário, devemos promover discussões e reflexões sobre o nosso passado, para entendermos melhor nosso presente e planejar o futuro”, reflete Hel.

Fotos disponíveis no Flickr: https://flic.kr/s/aHsm4wzsBj

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *