AraraquaraSLIDER

Sandro Roberto Valentini recebe título de Cidadão Araraquarense

Sandro Roberto Valentini recebe título de Cidadão Araraquarense
No início de 1982, entrou no curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp e …

29ABR2017| 10h52 - IMPRENSA CAM

O atual reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, é o mais novo cidadão araraquarense. Ele recebeu o título das mãos do presidente da Câmara Municipal, o vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), nesta sexta-feira (28), em Sessão Solene realizada na Casa das Leis.

O título é um reconhecimento pelo trabalho do professor e pesquisador em mais de 30 anos de carreira e, particularmente, no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, da qual foi diretor e onde lidera seu próprio grupo de pesquisa em Biologia Molecular.

“Hoje fazemos uma justa homenagem a uma pessoa comprometida com a universidade, com seus pares e com a pesquisa acadêmica”, declarou a deputada estadual Márcia Lia (PT) em seu pronunciamento.

O deputado Roberto Massafera (PSDB) destacou a brilhante carreira acadêmica do professor. “Cinquenta por cento das pessoas que vivem em Araraquara não são nascidas aqui. A Câmara Municipal escolhe, entre essas pessoas, expoentes que recebem o título por se dedicarem e enaltecerem a nossa cidade. Com seu currículo invejável, e sua dedicação à educação, o professor Sandro é mais que merecedor desse reconhecimento”, declarou.

O prefeito Edinho Silva (PT), observou que “ninguém constrói uma trajetória de vida da noite para o dia”. Ele apontou características pessoais do professor. “Sandro sabe divergir e discordar com respeito. É firme em suas posições e extremamente leal. Além disso, inspira outras pessoas com sua capacidade de superação e foco para enfrentar desafios e vencer as adversidades. Um pesquisador brilhante, um professor respeitado, um diretor extremamente competente. Você chegou ao topo de sua carreira acadêmica como reitor, mas, conhecendo-o, tenho certeza de que está apenas começando.”

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), observou que, como reitor, Valentini, que foi seu professor na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, lidera atualmente 34 unidades da Unesp em 24 cidades, o que representa mais de 3.800 professores, mais de mil funcionários, 150 cursos e mais de 50 mil alunos. “E tudo isso em tempos de crise. Reitorar em tempos complexos é uma tarefa extremamente árdua. Mas, com sua capacidade de trabalhar em equipe e de traçar caminhos para atingir metas em conjunto, ele está enfrentando brilhantemente o desafio.”

Emocionado, Valentini admitiu que a indicação foi uma surpresa. “Não esperava receber essa honraria, e fico muito feliz”, contou. O professor recordou sua chegada à cidade, aos 18 anos de idade. “Aquela primeira imagem que vi de Araraquara, ao amanhecer, nunca saiu da minha mente. Saí daqui várias vezes, por motivos de estudo e trabalho, mas retorno sempre. São 35 anos de Araraquara.” O professor lembrou também os anos de trabalho e dedicação à Unesp. “Entrei para a carreira político-administrativa na universidade por acreditar que o campus de Araraquara merecia mais reconhecimento. Foi um grande desafio, mas os resultados são visíveis. Temos dois novos cursos – de Engenharia Química e Engenharia de Bioprocessos – e, graças a muito trabalho, podemos dizer que os araraquarenses têm à sua disposição um ensino superior de excelente qualidade”, afirmou.

Participaram da solenidade os vereadores Edson Hel (PPS), Elias Chediek (PMDB) e Roger Mendes (PP), o vice-reitor da Unesp, Sérgio Roberto Nobre, o diretor do Conselho Regional de Farmácia – Seccional de Araraquara, Evandro Lucas Yashuda, e os diretores da Unesp de Araraquara Cláudio Cesar de Paiva (Faculdade de Ciências e Letras), Elaine Maria Sgavioli Massucato (Faculdade de Odontologia), Eduardo Maffud Cilli (Instituto de Química), Luis Vitor Silva do Sacramento (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), além dos vice-diretores Dulce Helena Siqueira Silva (Instituto de Química) e Edson Alves de Campos (Faculdade de Odontologia).

 Uma vida dedicada à ciência

Sandro Roberto Valentini nasceu em 1964, na cidade de Martinópolis (SP). É filho de José Roberto Valentini e Mari Percinoto Valentini, e tem duas irmãs, Ilza e Claudia.

Em sua cidade natal, cursou o ensino fundamental e os dois primeiros anos do ensino médio. Estudou o terceiro e último ano do ensino médio concomitantemente com o cursinho no Colégio Objetivo de Presidente Prudente.

No início de 1982, entrou no curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp e mudou-se para Araraquara. Em 1984, teve seu contato inicial com a pesquisa, na iniciação científica. Em agosto do mesmo ano, já estava matriculado no Mestrado em Microbiologia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O seu doutorado foi iniciado em agosto de 1990, no Instituto de Química da USP. Na ocasião, Valentini fez um estágio de Doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos e, ao retornar ao Brasil, defendeu sua tese em dezembro de 1993. Iniciou o Pós-Doutorado em agosto de 1996, na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos e, ao retornar ao Departamento de Ciências Biológicas da FCF em 1998, criou seu próprio grupo de pesquisa em Biologia Molecular.

Valentini publicou, ao longo de sua carreira, cerca de 80 artigos científicos e de 230 resumos em anais de congressos. Coordenou dezenas de projetos de pesquisa financiados por agências de pesquisa do Brasil e do exterior. Dentre eles, destacam-se dois projetos no Programa Genoma Humano do Câncer da Fapesp, em que atuou como pesquisador responsável. Essas experiências permitiram a construção de um laboratório de pesquisa de padrão internacional na FCF.

Com a carreira acadêmica consolidada, Valentini interessou-se pela carreira administrativa. Nesse âmbito, foi vice-diretor (2005 a 2008) e diretor (2009 a 2012) da FCF – Unesp. Finalmente, em 2016, sua chapa com o professor Sergio Roberto Nobre foi a mais votada pela comunidade da Unesp para assumir a Reitoria, órgão administrativo máximo. O governador do Estado de São Paulo nomeou-o reitor da Unesp em 29 de novembro de 2016, para o mandato de 2017-2021.

Confira as fotos no site: https://flic.kr/s/aHskTZxxPX

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *