AraraquaraSLIDER

São Paulo classifica mais 31 municípios de interesse turístico

São Paulo classifica mais 31 municípios de interesse turístico
Araraquara se classifica e precisa ‘arrumar a casa’ para a comissão de avaliação da Secretaria Estadual de Turismo

 29OUT2017|  6:31 - Théo Batfisch - Foto:Théo Bratfisch

A classificação de municípios de interesse turístico, através da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), garante a cada cidade receber cerca de 650 mil reais por ano, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) para investir em infraestrutura de Turismo, em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. O Município de Interesse Turístico (MIT) só poderá utilizar os recursos se tiver seu conselho municipal de turismo atuante. O modelo de gestão pública descentralizada para o setor divide as ações voltadas ao Turismo, entre o município e o Estado.

Classificadas pela Alesp, as próximas 31 cidades paulistas que deverão receber o título são: Altinópolis, Araras, Araraquara, Areias, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Itapuí, Itupeva, Jaú, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Rancharia, Registro, Riolândia, Rosana, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tabatinga, Tambaú, Uchôa, Votuporanga.

Os primeiros 20 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo são: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.

A proposta é que, além das 70 estâncias já existentes no Estado, 140 municípios sejam incluídos na categoria de interesse turístico.

O Turismo no Estado movimenta até 56 setores da economia, gera um milhão de empregos diretos e dois milhões indiretos. São Paulo é o Estado pioneiro com políticas públicas voltadas à atividade turística, tratado como vetor de desenvolvimento social e econômico. O modelo possibilita estar na vanguarda do turismo nacional.

O Plano Diretor de Turismo de Araraquara precisa ser refeito. Apresenta potencialidades turísticas em oito segmentos: Turismo Histórico e Cultural (Prédios Históricos, Museus e Calendário Municipal de Eventos), Religioso (Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Santuários e Cavalgada da Fé), Esportes (Arena da Fonte, Ginásio Gigantão, Clube Náutico, Jogos Estudantis e Campeonatos Esportivos), Aventura (Trilhas para ciclistas), Ecológico (Jardim Botânico, Cachoeiras e Parque do Basalto), Sol e Praia (Parque Pinheirinho), Negócios e Eventos (Centro de Eventos) e o Turismo Rural se estrutura no município pela atuação da cadeia produtiva do setor. Após a classificação deverá ser programada uma visita técnica da Comissão de Avaliação da Secretaria Estadual de Turismo, acompanhada por membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur Araraquara) e representantes dos órgãos públicos municipais, aos principais pontos turísticos apontados no Plano Diretor de Turismo e, para tanto, precisa-se ‘arrumar a casa’, comenta, Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural.

A Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur) é a entidade representativa junto a Secretaria de Estado do Turismo e Assembleia Legislativa na Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). As cidades chamadas de Estâncias Turísticas são representadas pela Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *