Saúde & Cuidados

Semana de Prevenção à Verminose

Semana de Prevenção à Verminose, informação é o melhor remédio na prevenção à verminose
8:35| 26/04/2016
 Saúde

A terceira edição da Semana de Prevenção à Verminose de Araraquara foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 25 de abril, no Centro de Educação Complementar – CEC Fundecitrus, no Melhado, com palestra sobre o tema e com demonstrações aos alunos.

O evento é realizado pelo Laboratório de Parasitologia Básica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação.

O vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), autor do projeto de lei que criou a semana, acompanhou junto com as crianças do CEC a apresentação da Farmacêntica Danila Blanco, que explicou o que são as verminoses e as medidas para prevenir a contaminação.

Informou que com atitudes simples, como lavar bem as mãos antes das refeições, lavar as frutas, cozinhar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e andar calçado, por exemplo, podem afastar os perigos. “Todo ano estamos fazendo essa palestra e a recepção é sempre muito boa, pois a resposta de conhecimento deles é importante. E como essas verminoses acometem mais crianças, tendo consciência dos riscos, elas conseguem se prevenir”, disse Danila.

A palestra se aprofundou também em outros temas atuais que têm na informação um excelente remédio: Dengue, Chikungunya, Zika Virus e a gripe H1N1, doenças que preocupam estudiosos, governantes e a população em geral, em virtude de suas consequências, muitas vezes letais.

Sem tirar os olhos do telão, as crianças não perderam uma palavra das explanações, mas queriam mesmo era ver de perto o material trazido pela palestrante e por Tiago Belintone, outro integrante da equipe.

No microscópio viram bem de pertinho da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, e em vidros, uma tênia, popularmente conhecida como solitária; a lombriga; o caramujo e o verme do esquistossomo, entre outros.

A professora coordenadora da unidade escolar, Rosângela Gonçalves, frisou que é muito importante esse tipo de iniciativa, pois “é informando que podemos fazer com que essas crianças e seus familiares façam sua parte para eliminar as doenças causadas por parasitas”.

Atuante na área de farmácia, o vereador Yashuda ressaltou que quanto mais conhecimentos as crianças tiverem, pode-se propagar ainda mais a prevenção. “Com a multiplicação de informações básicas de higiene todos saem ganhando, nós que propusemos o trabalho, o pessoal da educação, a Unesp, as crianças, seus familiares e a cidade de uma forma geral. ”

A Secretaria Municipal de Educação tem participação efetiva no projeto, e sua gerente de educação integral, Ana Paula Rosa Vaccari, lembrou que “esse trabalho fortalece as ações realizadas pelas escolas municipais nesse momento extremamente complicado de proliferação de doenças”.

Na oportunidade, o parlamentar agradeceu a secretária da educação, Arari Ferreira e o Professor João Aristeu Rosa, responsável pelo Laboratório de Parasitologia da Unesp.

Semana de Prevenção à Verminose

O projeto de lei nº 244/13, de autoria do vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda, que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose foi aprovado em 28 de janeiro de 2014 e passou a integrar o calendário oficial do município de Araraquara.

A Semana tem como objetivos promover a conscientização e orientar com regras básicas de cuidados de higiene domiciliar e pessoal como evitar a contaminação, através de profissionais qualificados; viabilizar aos acadêmicos de diversos cursos de graduação em nível superior a realizar trabalhos de campo junto à comunidade, em conjunto com os voluntários das instituições participantes; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficar à disposição da comunidade em geral, apontando as causas, os sintomas, os meios de prevenção à verminoses e onde procurar tratamento.  O projeto prevê que incentivos junto às instituições públicas ou privadas cobrirão eventuais despesas decorrentes da lei.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *