Araraquara

Seminário da Defensoria Pública debate inclusão da pessoa com deficiência (2)

Seminário da Defensoria Pública debate inclusão da pessoa com deficiência (2), legislação e estatuto, ações e experiências nas áreas da assistência social, saúde e educação foram os principais temas abordados
8:42| 22/05/2016
Théo Bratfisch

Na última sexta-feira, em 20 de maio, foi realizado no auditório da Uniara o III Seminário “Assistentes Sociais na Defensoria Pública” sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência. Segundo a Convenção Internacional as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que interagem com diversas barreiras que podem obstruir a participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. Atualmente a definição de pessoa com deficiência é mais social do que decorrente de diagnóstico médico. A deficiência é uma característica e não uma doença, embora ocasionalmente possa decorrer dela e seria o resultado de impedimentos e barreiras, como por exemplo, falta de rampas para cadeirantes e de piso tátil para cegos ou a falta de intérpretes em Libras – Língua Brasileira de Sinais para atendimento público aos surdos.

A Constituição Federal em seus diversos artigos determina que o Estado como sociedade, deverá cuidar das pessoas com deficiência seguindo os princípios da igualdade, inclusão social, autonomia, acessibilidade, habilitação e reabilitação. Também, a Convenção Internacional sobre os direitos da pessoa com deficiência, traz outros direitos como, das mulheres e crianças com deficiência, direito à conscientização da própria pessoa com deficiência e da sociedade, acesso à justiça, liberdade e segurança, prevenção contra exploração, violência e abuso, mobilidade e participação na vida pública e política.

Muitas pessoas sem deficiência ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência e isso é natural, mas esse desconforto diminui ou até mesmo desaparece quando há convivência entre pessoas com e sem deficiência.

Participaram como palestrantes, os defensores públicos do Estado de São Paulo, doutores, Marcos Henrique Caetano do Nascimento e Felipe Hotz de Macedo Cunha, a assessora especial de políticas municipais para pessoas com deficiência, Márcia Ferreira Lucas que apresentou o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência; Fátima Aparecida Ferreira Inforsato, diretora do departamento e coordenadoria municipal da proteção social e as gerentes municipais da assistência e desenvolvimento social, Vera Lucia Bellenzani Mathias e Jacqueline Pereira Barbosa; a diretora técnica de saúde do Núcleo de Organização de Redes da Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto e Luiz Armando Gartippe, gerente de reabilitação da secretaria municipal de saúde; Aline Crociari, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico em Educação Especial da Diretoria de Ensino Regional de Araraquara e Cássia Canato, coordenadora municipal de Educação Especial.

O publicitário Théo Bratfisch participou do evento e convidou os palestrantes para o Fórum Interativo em Ação de Conscientização Nacional aos Direitos das Pessoas com Deficiência – Fórum Nacional PCD, programado para o mês de agosto com apoio da Câmara Municipal como evento oficial comemorativo aos 199 anos de Araraquara que também vai abordar o tema sobre os direitos dos cuidadores diretos das pessoas com deficiência. Na ocasião foi comentada a importância da Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos em se tratando da primeira lei municipal brasileira de acessibilidade para inclusão social em fase de estruturação pela Câmara Municipal de Araraquara.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *