Araraquara

Senac São Paulo promove 3ª Semana de Leitura

Senac São Paulo promove 3ª Semana de Leitura
Evento ocorre de 23 a 28 de abril em todas as unidades; em Araraquara, a Feira de Troca de Livros e diversas oficinas gratuitas compõem o cronograma

8:07 |Gabrielle Chagas |2018ABR21 

Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa. Sob a temática “Filmes e Séries Inspiradas em Livros”, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 23 a 28 de abril, na rede Senac São Paulo. Em todas as  60 unidades da instituição, inclusive no Senac Araraquara, a programação contará com palestras, oficinas e workshops gratuitos à comunidade, juntamente da Feira de Troca de Livros.

Programação

Em Araraquara, as atividades terão início com a Feira de Troca de Livros, de 23 a 27 de abril, das 8 às 21 horas, e no dia 28, das 8 às 14 horas. Para participar, o visitante poderá levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

Outra atividade aberta ao público e gratuita, que acontecerá no dia 23 de abril, é a Oficina de Origami DIY, em três diferentes turmas: das 15 às 16 horas; das 16 às 17 horas; e das 20h30 às 21h30. Durante a ação, os participantes poderão aprender a montar suportes divertidos para celular, com a finalidade de mantê-lo em posição para assistir séries e vídeos.

Já no dia 24 de abril, um dos destaques da programação é a oficina Animação Stop Motion, ministrada pelos docentes da área de comunicação e artes, Danilo Calderia e Maurício Salazar. O objetivo da atividade é apresentar, por meio de demonstrações, como funciona o stop motion, uma técnica muito utilizada para o registro de movimento em animações do cinema.

No dia 25 de abril, das 19h15 às 21 horas, os interessados em aprender mais sobre cinema inclusivo poderão participar da palestra Introdução AD – Audiodescrição, que abordará a técnica de descrição do áudio em filmes – entre outras obras artísticas – indicada para deficientes visuais. A ocasião contará com a presença de Víctor Caparica, que atua na área audiovisual, como autônomo, e tem a deficiência.

Para Maria Julia Valdo Mascaro, gerente do Senac Araraquara, o objetivo do evento é despertar nos visitantes o desejo de ampliar seus conhecimentos por meio da leitura, além de levá-los para o universo das obras cinematográficas.

“Araraquara tem um apelo cultural histórico muito forte e já foi inspiração para obras literárias famosas, como  Macunaíma, de Mário de Andrade. Temos uma cena artística influente na região e, um evento como a Semana Senac de Leitura, pode ser uma oportunidade de ampliação dos horizontes do público, seja para atuação profissional ou para uma experiência de lazer e entretenimento”, diz a gerente.

Além das atividades citadas, outras ações compõem o cronograma da Semana Senac de Leitura em  Araraquara, como sessões de cinema e rodas de leitura. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. As vagas são limitadas.

Expectativas

A cada edição, a Semana Senac de Leitura oferece ao público oficinas, instalações, rodas de conversa e participações de palestrantes famosos. Desde sua criação, cerca de 40 mil pessoas participaram dos eventos promovidos na rede Senac São Paulo.

“Esperamos que essa programação socioeducativa, que já registrou uma boa aderência das pessoas em outros anos, venha suprir a demanda por conhecimento e interação. O diferencial do audiovisual nesta edição, com certeza, atrairá outros interessados, com o intuito de despertar novos interesses e oportunidades.”, conclui Maria Julia.

Serviço:

3ª Semana Senac de Leitura

Tema: Filmes e Séries Inspiradas em Livros

Data: de 23 a 28 de abril de 2018

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas; e sábado, das 8 às 14 horas

Feira de Troca de Livros

Local: Biblioteca do Senac Araraquara

Data: de 23 a 28 de abril

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas;e sábado, das 8 às 14 horas

Oficina – Origami DIY

Data e horário: 23 de abril, das 15 às 16 horas; das 16 às 17 horas; e das 20h30 às 21h30

Data e horário: 27 de abril, das 9 às 10 horas

Data e horário: 28, das 9 às 10 horas

Oficina de Animação Stop Motion

Data e horário: 24 de abril, das 15h15 às 17 horas

Data e horário: 26 de abril, das 19h15 às 20h15

Introdução AD – Audiodescrição

Data: 25 de abril de 2018

Horário: das 19h15 às 21 horas

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935 – Carmo – Araraquara/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara

Participação gratuita

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *