Araraquara

Ser italiano

Ser italiano
Ser italiano é conhecer e amar a nossa cultura, o nosso jeito, a nossa arte, é gostar de coisas antigas e de…

20JAN2018|  6:38 - Texto de Braz Gardini/Enviado por: Rafael Lebre   - Foto:  © Internet

Ser italiano é muito mais que ter um passaporte de cor grená, ou ter acesso à todos os países do mundo com mais facilidade. Ser italiano é ter o sangue quente, é falar alto e gesticulando. É ser emotivo e sistemático ao ponto de discutir com um filho abraçando-o.

Ser italiano é conhecer e amar a nossa cultura, o nosso jeito, a nossa arte, é gostar de coisas antigas e de ficar por horas admirando um monumento e imaginando todas as batalhas que se passaram ali durante séculos e há muito tempo antes de nós italianos mais jovens existirmos.

Ser italiano é mais que amar uma pizza ou uma pasta al dente, é ter um jeito diferente de comer sem se preocupar com o que as outras pessoas possam pensar, porque o fato de sermos italianos nos inocenta de qualquer má impressão que possam ter dos nossos costumes.

Ser italiano é se emocionar com as coisas mais simples do mundo, é ter os olhos molhados de lágrimas sem saber o porquê, é aceitar a lei do tempo e da vida que nos dá e nos tira a dádiva de viver, é envelhecer como um bom vinho e descansar à sombra de uma árvore contemplando o horizonte.

Ser italiano é discordar e questionar pelo nosso direito, é brigar pela justiça, é se comover com a dor e com o sofrimento alheio, ser italiano é estar condenado à sentir todo tipo de emoção e sentir as dores do mundo como se fossem nossas, é trazer para dentro de si a injustiça sofrida por outros, é gostar de festa, de dança, de barulho, de comilança, de crianças correndo e de gente chegando, essa é a saga de ser italiano, de carregar nas veias o sangue vermelho, como o vermelho vivo que está na bandeira da Itália e que o mundo todo se arrepia quando assiste a mesma tremular.
(Texto de Braz Gardini)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *