Brasil

Sistema de segurança para aquecedores a gás desenvolvido no CDMF será apresentado no Congresso Nacional da Argentina

Sistema de segurança para aquecedores a gás desenvolvido no CDMF será apresentado no Congresso Nacional da Argentina

| IDNews | Brasil | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) realizam no próximo dia 31 de março, no Congresso Nacional da Argentina, uma demonstração de um protótipo de aquecedor de água que utiliza um sistema com sensor de monóxido de carbono (CO) acoplado a um mecanismo de corte automático de fluxo de gás. O sistema é resultado de um projeto de pesquisa e inovação do Centro realizado em cooperação internacional.

O convite para a apresentação foi realizado pelo deputado federal argentino Eduardo “Bali” Bucca, autor de um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade do uso de sistemas de segurança em aquecedores a gás em todo território argentino.

A demonstração do equipamento será conduzida por Miguel Ponce, professor da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e pesquisador do CDMF, e por Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF. O protótipo apresentado estará instalado em um aquecedor da empresa Rheem.

A atividade será pública e contará com a presença de legisladores argentinos, representantes da entidade reguladora de gás no país (ENARGAS), familiares e vítimas de acidentes com intoxicação por CO, assim como pesquisadores e autoridades ligadas ao assunto. Também é esperada a participação dos Ministros da Ciência e Tecnologia e das Relações exteriores da Argentina.

Para Ponce, a audiência pública deve auxiliar na aprovação da obrigatoriedade da adoção de sistemas de segurança em aquecedores comercializados na Argentina que registra, a cada ano, cerca de 250 mortes e 2.000 intoxicações por CO.

O projeto que levou ao desenvolvimento do protótipo contou com o apoio de várias agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Além de Ponce e Longo, também participam do trabalho os pesquisadores associados ao CDMF, Juan Andres, professor da Universidad Jaume I (UJI), Alexandre Zirpoli Simões, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Leandro Rocha, Pós-doutorando na UFSCar.

Confira a demonstração do protótipo no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xvw2GN6J9Ig&feature=emb_logo

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *