Saúde & Cuidados

Spin off do CDMF lança dois exames capilares para auxiliar diagnóstico e tratamento dos cabelos

Spin off do CDMF lança dois exames capilares para auxiliar diagnóstico e tratamento dos cabelos

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

Novos exames são direcionados aos profissionais da saúde

IDN – CDMF

Katleia Lab, Centro Avançado de Diagnóstico Capilar, spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de disponibilizar dois exames de diagnóstico e tratamento capilar direcionados para profissionais da saúde. O desenvolvimento dos exames foi coordenado pela fundadora da empresa, Valéria Longo, que contou com uma equipe multidisciplinar, financiamento do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e apoio do CDMF.

O primeiro exame desenvolvido, o Hair Test, consiste em uma anamnese que é respondida “on line”, coleta e envio de alguns fios de cabelo à Katleia. Os fios de cabelo são ensaiados em um teste de tensão-deformação que identifica como os fios de cabelo estão por dentro. O diagnóstico se completa com a análise do teste juntamente com as respostas da anamnese. O passo seguinte é a concepção de um Tratamento Capilar Personalizado segundo o diagnóstico individual de cada pessoa. Todo processo contou com um processo de automação e inteligência artificial.

O segundo exame, o Hair DNA, consiste em um exame genético que analisa polimorfismos específicos ligados à saúde do cabelo. Tendo como base que o couro cabeludo é a base de um cabelo saudável, após resultado do exame uma suplementação alimentar personalizada é indicada ao paciente.

Os dois exames são disponibilizados aos profissionais da saúde e podem ser futuramente utilizados como complementares às consultas por telemedicina.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *