JustiçaSTF

STF determina transferência de Gurgacz para cumprir pena em Brasília

STF determina transferência de Gurgacz para cumprir pena em Brasília
      Senador foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro

6:15 |IDNews/Notícias ao Minuto  | 2018OUT15 | 

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a transferência imediata do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para Brasília, onde ele deve iniciar o cumprimento de pena. O político está internado em Cascavel (PR) desde quarta-feira (10).

A Polícia Federal (PF) cumpriu o mandado de prisão no Hospital São Lucas, que pertence à família do político, segundo ‘G1’. Gurgacz foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro.

Como explica o site, o senador teve uma labirintite e transtorno de ansiedade generalizada na última quarta, conforme atestado. Ele é mantido sob escolta no hospital.

Na decisão, Moraes afirma que “inexiste notícia de que a imediata remoção para seu início [do cumprimento da pena] poderá acarretar imediato risco de vida e à saúde física ou psíquica do condenado”. Ainda de acordo com o ministro, o tratamento médico poderá prosseguir durante a execução da pena, que será feita, inicialmente, em regime semiaberto.

O juízo de execuções penais deve definir o local onde a pena começará a ser cumprida e se tem condições de oferecer a assistência médica necessária.

O advogado do senador garante que houve um equívoco no despacho e diz que está pedindo uma revisão. “Do jeito que está, a determinação viola os direitos humanos de um cidadão. Que verifiquem primeiro a existência de um estabelecimento hospitalar adequado para depois fazer a remoção”, afirmou.

Ainda segundo ele, Gurgacz está sendo injustiçado ao ser preso após julgamento em primeira instância.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *