Turismo Brasil

‘Tendências do Turismo Rural no Brasil’ será lançado em 2017 pela USP

‘Tendências do Turismo Rural no Brasil’ será lançado em 2017 pela USP
O Turismo Rural no Brasil completa 30 anos e o Grupo de Pesquisa de Turismo Rural da Universidade de São Paulo prepara informativo com especialistas que prevê o jovem rural como protagonista do segmento

16.18| 10OUT2016
Théo Bratfisch

Em 1996 nascia o primeiro roteiro turístico rural brasileiro interligando várias propriedades regionais que ofertavam diferentes serviços. Passear a cavalo, pescar, fazer trilhas até cachoeiras, saborear a deliciosa culinária campeira, acompanhar a ordenha da vaca e a colheita de produtos agrícolas são algumas das atividades oferecidas pelos hotéis-fazendas e pousadas rurais catarinenses.
Santa Catarina foi o precursor do turismo rural no Brasil, quando no início da década de 1980 os fazendeiros da região de Lages começaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação. Atualmente, esses locais possuem infraestrutura de lazer completa e muito conforto com atrações para todas as idades.
Por esse motivo se comemora 30 anos do Turismo Rural no Brasil em 2016.

No começo do ano em 2016 foi formado o grupo de pesquisa da USP para estudos das tendências do Turismo Rural pela Universidade de São Paulo e, agora, neste segundo momento, participam experts que possam ajudar no processo de reflexão através da consulta com especialistas a respeito de eventos futuros, sobre várias questões para a convergência de ideias e a consolidação de tendências a serem publicadas em informativo que será lançado em 2017.
Pesquisadores do Turismo Rural tem apontado a necessidade de ampliação do universo de debates acerca do segmento turístico, destacando alguns temas contemporâneos, onde tópicos como empreendedorismo, capacitação profissional e sucessão familiar tem se destacado, além da preocupação com a oferta de serviços profissionais e de qualidade.

O publicitário Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, passa a integrar o grupo de especialistas por convite de Andréia Roque, fundadora do Idestur – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Turismo Rural. Para ele, o jovem rural será protagonista no Turismo Rural assumindo papel sucessório no campo, quando diz: “Creio que até 2020 devem ser capacitados como uma primeira fase, os adultos (pais) que já demonstram interesse em formalizar pequenos negócios no campo e a partir desse momento até 2026 o negócio passará ser mais atraente para o jovem rural com capacitação técnica para prestação de serviços correlatos às diversas atividades turísticas do turismo rural (alimentação, receptivo, monitoria, recreação e entretenimento, atividades pedagógicas, mídias sociais, entre outros, marketing) que agregam valor para a comercialização de produtos e serviços formatados em família de modo que venham integrar a cadeia produtiva e participar de rotas, roteiros e circuitos turísticos”.

Promovido em parceiras pela ABATur, o 2° Encontro do Turismo Rural Regional Paulista de Bueno de Andrada está sendo programado para o dia 16 de novembro de 2016 com a participação de palestrantes especialistas renomados em suas áreas de atuação, quando no período da tarde será oferecida gratuitamente uma oficina técnica com a profa. dra. Maria José Giaretta da Universidade São Judas de São Paulo que vai apontar o passo a passo legal para a construção do Plano Diretor de Turismo para municípios de pequeno e médio porte da macrorregião de Araraquara com apoio institucional da AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

Na foto, a fundadora do Idestur Andréia Roque e Théo Bratfisch, presidente da ABATur de Bueno de Andrada.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *