Araraquara

Thainara Faria apresenta moção de repúdio a cortes de investimentos em Ciência e Tecnologia

Segundo a parlamentar, “atualmente, o Brasil é a maior potência agrícola do planeta graças à ação de grandes …

01NOV2017|  7:26  -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

Considerando a proposta do Governo Federal de reduzir os investimentos no setor de Ciência e Tecnologia, a vereadora Thainara Faria (PT) apresentou uma moção de repúdio, na Sessão Ordinária de terça-feira (24), endereçada ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Gilberto Kassab, ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Segundo a parlamentar, “atualmente, o Brasil é a maior potência agrícola do planeta graças à ação de grandes pesquisadores e cientistas que nos permitem conhecer e explorar a nossa biodiversidade, o nosso clima e cultura, e que, somados à ciência e tecnologia, são essenciais para o progresso do país”.

Thainara enfatiza que, “graças às pesquisas aprofundadas e ao desenvolvimento científico de qualidade, foi possível enfrentar a zica, a febre amarela, e estamos próximos de uma vacina contra a dengue, o que destaca a essencialidade da pesquisa científica no Brasil como fator imprescindível para o crescimento do país”.

A vereadora lembra que o orçamento atual do MCTIC para financiamento de pesquisas e pagamentos de bolsas de estudos em todo o país é de R$ 3,2 bilhões (o que equivale a um terço do que o Ministério dispunha há quatro anos). Com a nova proposta do Governo, esse valor cairia para R$ 2,7 bilhões. “Esse valor é insuficiente para custear diversas pesquisas importantes, que terão de ser interrompidas no Brasil e deixarão de levar o país adiante”, entende Thainara.

“Um grupo de 23 ganhadores do Prêmio Nobel enviou uma carta ao presidente Michel Temer, reprovando a ação inconsequente do governo”, destaca a parlamentar. “O projeto de Lei Orçamentária Anual enviado ao Congresso Nacional não deve ser aprovado nos termos em que se encontra, sob pena de extermínio do desenvolvimento e progresso de nosso país”, finaliza.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *