Brasil

Três ministros do PMDB estão indecisos sobre saída do governo

Três ministros do PMDB estão indecisos sobre saída do governo, caso os ministros não peçam a saída, podem se arriscar a enfrentar processos de expulsão

A decisão de deixar o governo não está sendo fácil para alguns ministros do PMDB. De acordo com o blog do Josias, do UOL, dos sete ministros que representam o PMDB no governo Dilma Rousseff, três estão resistentes na ideia de se exonerar dos respectivos cargos: Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Kátia Abreu (Agricultura).

A publicação destaca que eles estariam sob risco de serem expulsos do partido, caso não peçam demissão. A senadora Kátia (TO) foi escolha de Dilma e cogita deixar o PMDB.

Já os ministros Castro (PI) e Pansera (RJ) são deputados federais. Eles se tornaram ministros numa articulação concebida para fazer do neogovernista Leonardo Picciani (RJ) líder do PMDB na Câmara. No entanto, o apoio de Picciani ao governo é nulo, pois o diretório do PMDB do Rio, comandado por Jorge Picciani, pai do deputado, decidiu romper com o governo.

Celso Pansera esteve nesta segunda-feira (28) no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente e informou Temer sobre sua pretensão de permanecer ao lado de Dilma. Temer teria dito a Pansera que, mantida a decisão, não terá como impedir a legenda de abrir um processo de expulsão contra ele.

Ainda de acordo com o blog, entre os outros quatro ministros filiados ao PMDB, um já entregou sua carta de demissão para Dilma: Henrique Eduardo Alves (Turismo). Alves deixou o govenro na véspera da aprovação do rompimento, que ocorrerá em reunião marcada para esta terça-feira.

Além dele, outros três manifestaram a intenção de pedir exoneração: Eduardo Braga (Minas e Energia), Helder Barbalho (Portos) e Mauro Lopes (Aviação Civil), que foi empossado ha 12 dias.

No entanto, segundo a publicação, uma eventual permanência de Castro e Pansera no governo pode ser mais constrangedora para a própria Dilma do que para o PMDB.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *