Araraquara

Tribuna popular debate fim das carroças na cidade

Tribuna popular debate fim das carroças na cidade
Precisamos trabalhar, ganhar o nosso pão, é muito difícil para uma pessoa de 60 anos arrumar outro emprego…

02NOV2016| 8.51
José  Amaro da Silva

O projeto de lei que proíbe o uso de veículos de tração animal na cidade foi amplamente discutido durante a Sessão Ordinária desta terça-feira na Câmara Municipal. Por ser um assunto complexo, que envolve os direitos dos animais e, simultaneamente, questões sociais, como a requalificação profissional dos condutores de carroças que não poderão mais exercer a atividade, abriu-se espaço na tribuna tanto para os ativistas quanto para os carroceiros.

Defendendo a causa animal, fizeram uso da palavra a representante dos ativistas pelos direitos dos animais Betty Peixoto, a presidente da Comissão de Defesa dos Animais OAB Carolina de Matos Galvão e o representante da Vedas Araraquara Alexsandro Cesário. “Não somos contra a atividade”, observou Betty Peixoto. “Porém, existem recursos para que esta continue sem que se explorem os animais. Respeitamos o trabalho e a profissão, mas não toleramos os maus tratos. Queremos o fim da escravidão desses animais.”

O carroceiro José Amaro da Silva, por sua vez, defendeu o trabalho dos condutores. “Precisamos trabalhar, ganhar o nosso pão. É muito difícil para uma pessoa de 60 anos arrumar outro emprego a esta altura da vida. Muitas pessoas veem um animal maltratado e colocam todos os carroceiros no mesmo nível, mas não é assim. É preciso buscar e punir quem realmente maltrata os animais”, apontou.

Após um longo debate, o projeto, de autoria do vereador William Affonso (PDT), foi aceito, em primeira votação, por unanimidade. O projeto inclui a adoção de medidas, por parte da prefeitura, para que os ex-carroceiros recebam apoio para a adaptação e uso de novos veículos ou requalificação profissional. A segunda votação acontecerá na próxima semana.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *