AraraquaraSLIDER

Turismo rural paulista terá cartilha de boas práticas sustentáveis

Turismo rural paulista terá cartilha de boas práticas sustentáveis
Deverá ser elaborada a ‘Cartilha de Boas Práticas do Turismo Rural Paulista Sustentável’  como eixo norteador do …

10AGO2017|  7:34 - THÉO BRATFISCH

A segunda reunião deste ano da Câmara Setorial de Turismo Rural vinculada ao Conselho Estadual de Turismo, realizada na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em 7 de Agosto, foi coordenada pela Associação Paulista de Turismo Rural, quando os participantes recomendaram, aprovação do estudo sobre o  Projeto de Lei Estadual do Turismo Rural, com considerações pertinentes para futuras emendas. Sendo recomendado o apoio dos secretários estaduais de Turismo e da Agricultura, aos deputados estaduais proponentes do projeto de lei, a deputada Célia Leão e o deputado Campos Machado.

Deverá ser elaborada a ‘Cartilha de Boas Práticas do Turismo Rural Paulista Sustentável’  como eixo norteador do segmento turístico sobre dois aspectos: boas práticas do empresário do turismo rural, dentre outras iniciativas, reciclagem de lixo; produção orgânica e cuidados com o entorno das propriedades e, também, boas práticas do turista em turismo rural paulista, como, procurar roteiros rurais autênticos; descobrir a essência dos costumes, da cultura e dos patrimônios socioculturais e históricos de comunidades rurais; realizar consumo responsável; apoiar empresários de turismo rural preocupados com o meio ambiente; entre outras, compartilhar experiências.

As boas práticas serão debatidas em grupo focado para observatório com a participação de empresários, representantes do poder público, entidades parceiras, extensionistas, universidades públicas e privadas, entre outros, entidades e instituições representativas da sociedade civil. Iniciativa para investigação conjunta para gerar conhecimentos e fortalecer ações que direcionem políticas públicas ao Turismo Rural no Estado de São Paulo.

A terceira reunião da Câmara Setorial de Turismo Rural está agendada para o dia 4 de setembro de 2017, das 14h às 16h, na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Associação Paulista de Turismo Rural

A diretoria da Associação Paulista de Turismo Rural – ABRATURR SP está composta por Andreia Roque, presidente; Solange Barbosa, vice-presidente; José Antonio da Silva, tesoureiro; Maria Lucia Paiva, secretária; Théo Bratfisch, comunicação e marketing. O conselho diretor é formado por Maria Beatriz de Almeida Prado; Maria Isabel Arruda, 1° conselheira; Keila Malvesi, 2° conselheira. O conselho fiscal é composto por Geny Paoleti e Ludwig Dewald Paraschin.

Missão da entidade é fomentar e apoiar atividades visando a sua integração harmônica com a cadeia produtiva do Turismo, apoiando a concepção, formulação e execução de políticas públicas para atenderem aos objetivos de desenvolvimento sustentável e apresenta como meta a retomada do Projeto de Lei Paulista de Turismo Rural e a realização de debates  regionais no interior paulista para reinventar a atividade do segmento turístico no Estado. O Turismo Rural registra crescimento na atividade em 30% ao ano no país.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *