Brasil

Unesp e indústria desenvolvem tinta condutora de eletricidade

Unesp e indústria desenvolvem tinta condutora de eletricidade
   Novo material, de alta flexibilidade, foi patenteado com o impulso da Agência de Inovação
8: |Ag: Notícias Unesp | 2018AGO3|Filipe José, do IGCE Unesp
Experimento realizado no Departamento de Física do IGCE da Unesp, em Rio Claro

Uma tinta transparente e condutora de eletricidade foi desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Física doInstituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), câmpus Rio Claro, em parceria com uma indústria química, em projeto coordenado pelo professor Giovani Gozzi. A nova tecnologia foi desenvolvida a partir de novos materiais, diferentes dos materiais que atualmente são utilizados em aplicações industriais.

O novo material, além de associar transparência à condutividade elétrica, apresenta alta flexibilidade e pode ser processado na forma líquida, o que torna os custos de produção menores. A parceria foi feita com a Indústria de Tintas Condutivas (Ticon).

Gozzi conta que, ao criar uma primeira versão da tinta, comunicou à Agência de Inovação da Unesp (AUIN), que garantiu todo suporte para que a inovação fosse patenteada —a AUIN conta com uma nova plataforma online que garante agilidade ao processo de registro de patente de uma invenção. A AUIN teve papel fundamental para que a patente fosse licenciada para a Ticon, a qual passou a custear as novas pesquisas para aperfeiçoamento do produto.

No momento, as novas formulações desenvolvidas em parceria com a indústria apresentam características que permitem a deposição por serigrafia, que é uma técnica empregada para a deposição de tintas condutivas em escala industrial. Além disso, no desenvolvimento da inovação que decorreu da parceria, foi demonstrado o conceito de aplicação da tinta transparente condutora para a produção de desembaçadores de vidros.

Embora os avanços tecnológicos alcançados com a parceria sejam significativos, o coordenador da pesquisa considera que a contratação de um pós-graduando da Unesp pela empresa foi um dos maiores benefícios dessa colaboração. O professor Giovani Gozzi salienta também a importância do projeto de parceria por possibilitar a efetiva troca de conhecimento com o setor industrial, que resultou em avanços consideráveis tanto para a indústria parceira quanto para a equipe de pesquisa da Universidade.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *