AraraquaraSLIDER

Uniara disponibiliza nova edição da revista Retratos de Assentamentos

Uniara disponibiliza nova edição da revista Retratos de Assentamentos
Publicação pode ser consultada e baixada pela internet

01SET2017|  7:18   - Assessoria de imprensa da Uniara

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou a nova edição da revista Retratos de Assentamentos (volume 20, nº1 de 2017). A publicação pode ser consultada e baixada por meio do endereço eletrônico http://retratosdeassentamentos.com.

Produzida desde 1994 pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor, que era vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp/Araraquara, passou a ser editada pelo PPG-DTMA em 2004.

“Neste período na Uniara, a revista passou por inúmeras transformações, visando ao aprimoramento do processo de publicação, à sua visibilidade no cenário científico e à qualidade dos artigos. Atualmente, o periódico é semestral, e os sumários possuem impacto e  representatividade nacionais, mas também já avança em termos internacionais, notadamente com artigos latino americanos”, informa o editor Henrique Carmona Duval.

Ele informa que uma ampliação do escopo da política editorial, “que passou do universo dos assentamentos rurais para questões mais abrangentes, como por exemplo, as diferentes ruralidades contemporâneas, conjunturas e políticas públicas para o meio rural, gênero e juventude em comunidades rurais, agroecologia e questões ambientais, movimentos sociais de luta pela terra, estruturas fundiária e produtiva, desigualdades no campo, sistemas agroalimentares e tecnologias sociais, entre outras”.

A Retratos de Assentamentos, de acordo com o editor, “mantém um corpo editorial de relevante impacto na comunidade acadêmica, sobretudo nas áreas Interdisciplinar e de Sociologia,” “A avaliação dos manuscritos submetidos é realizada por pares – colaboradores das melhores universidades brasileiras. O sistema de submissão é eletrônico e garante 100% de sigilo quanto às informações de autoria e de pareceristas”, destaca Duval, que conta que atualmente existe um Núcleo de Publicações Científicas que cuida do fluxo dos artigos e da indexação, com o objetivo de divulgar a produção acadêmica por meio do acesso livre.

“Todos os volumes publicados a partir de 2004 estão disponíveis eletronicamente e, em 2016, iniciou-se um trabalho de indexação em bases de dados e de inserção dos Digital Object Identifier System – DOIS dos artigos, um tipo de ‘impressão digital’ de cada um, facilitando a acessibilidade ao conteúdo da revista”, finaliza Duval.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *