Araraquara

Uniara e Embrapa organizam o 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose

Uniara e Embrapa organizam o 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose
Evento, gratuito, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no auditório principal da universidade

8:39| Assessoria de imprensa da Uniara |2018MAR29 

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat de seu Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa promovem o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose” nos dias 4 e 5 de junho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). O evento, gratuito, está com inscrições abertas e é oferecido a todos os interessados.

As atividades do primeiro dia serão realizadas das 8h15 às 18h. Já as do segundo estão programadas para o período das 9h às 13h.

“A ideia do encontro nasceu como iniciativa do nosso grupo, o BioPolMat, e do grupo de pesquisa da Embrapa de Fortaleza, que já trabalham há anos com celulose bacteriana, ou biocelulose. Como o Brasil é um dos maiores produtores desse material no mundo – há muitas pesquisas sobre o assunto -, entendemos que é muito importante fazer um encontro”, conta o docente do Laboratório de BioPolMat e um dos organizadores do evento, Hernane da Silva Barud.

Ele explica que a biocelulose é um tipo especial, “com propriedades diferentes das daquelas que conhecemos tradicionalmente, a do papel”. “Ela é produzida por bactérias, em um processo contínuo, e isso não implica na derrubada de árvores”, destaca.

Entre as atividades, o professor menciona que serão realizados seminários sobre a aplicação da celulose bacteriana na área de alimentos, “ou na opto-eletrônica, por exemplo, em que ela pode ser usada na substituição de telas, e são flexíveis”.

As inscrições e a submissão de resumos de trabalhos devem ser realizadas pelo e-mail [email protected], pelo qual também é possível obter mais informações sobre o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose”.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *