Araraquara

Vereador cria página no Facebook para relatos de falta de água

Vereador cria página no Facebook para relatos de falta de água
Édio Lopes vai entrar com representação no MP

17.05| 25OUT2016
Édio Lopes

O vereador Édio Lopes (PT) tem recebido um número crescente de reclamações referentes à falta de água em vários bairros de Araraquara e, por isso, criou uma página no Facebook para reunir os relatos, que serão encaminhados como ônus de prova em representação que fará ao Ministério Público.

Os usuários deverão contar os fatos e deixar seus nomes, o bairro e o período da falta de água. “Estou sem água em casa, com criança, é desumano”, diz Cristina, em um dos comentários na página.

Édio também está indo in loco aos bairros colher outros relatos dos consumidores, que serão anexados como prova de falha no serviço prestado pelo Departamento de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE).

“Os registros de falta de água estão pela cidade inteira, mas com mais frequência no Valle Verde e toda aquela região do grande Selmi Dei, onde novos núcleos habitacionais foram entregues no último período. A população afirma que, quando está recebendo, a água vai só de madrugada, e isso não pode continuar assim”, descreve Édio.

“Todo dia acaba água, queima a resistência do chuveiro, não tem água quente para tomar banho, tem que tomar banho gelado. Minha máquina de lavar queimou. A gente fica sem água e quando vem a conta é um absurdo”, afirmou Gilsimara Cristina da Silva Souza, moradora do Valle Verde.

Sílvio Brito Stigliano, residente no mesmo bairro, endossa o relato de Gilsimara. “Acaba água direto, só sai vento e o registro vira. Vem R$ 115 de água todo mês. Você paga água e não vem nada, e olha que quase não fico em casa. Estamos com um abaixo assinado que já tem 3.200 assinaturas, para reforçar a representação do vereador”, completou.

Vale lembrar que o parlamentar apresentou em 14 de junho requerimento à mesa diretora da Câmara solicitando ao superintendente da autarquia informações se o DAAE atestou as condições para a construção dos conjuntos habitacionais sem que houvesse a necessidade de perfuração de novos poços profundos e a instalação de reservatórios e quais as providências a serem tomadas para enfrentar o problema.

Já se passaram quatro meses e até agora não houve resposta por parte do DAAE. Segundo relatos de moradores, o problema afeta principalmente os bairros Valle Verde, Jardim do Vale, Adalberto Roxo, Anunciata Barbieri, além do Setor IV do Selmi Dei.

“Nesse período o problema só se agravou. A bomba do Jardim Águas do Paiol queimou duas vezes em um mês e a cidade enfrenta um forte calor”, afirma o vereador.

“Se deixar a torneira aberta, o ar passa e gira rápido o leitor. A pressão não chega às caixas, tem que encher baldes”, relata Claudinei Aparecido Armando, morador do Valle Verde.

Édio está coletando todos esses dados para acionar a justiça, uma vez que os gestores não demonstram interesse na resolução do problema.

Para ele, a solução é mesmo uma representação junto ao Ministério Público (MP). “Vamos interpelar os responsáveis por omissão de serviços essenciais e de informação relevante ao cidadão e pedir a responsabilização dos gestores, pois teriam atestado que existiam condições para a construção de núcleos habitacionais e hoje quem fica com o ônus é o povo que paga, e paga caro por um serviço ruim”, afirmou Édio, que vai pedir atenção especial às contas de água, que segundo os consumidores aumentaram de valor no período em que as torneiras estavam secas e só recebiam ar que girava os hidrômetros.

Para deixar sua reclamação acesse o link www.facebook.com/events/1601105546862238 na página do vereador Édio Lopes no Facebook.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *