Araraquara

Vereador leva à secretária de Saúde problemas de alunos com restrições alimentares

Vereador leva à secretária de Saúde problemas de alunos com restrições alimentares
O vereador Roger Mendes (PP) esteve na Secretaria de Saúde, na tarde da segunda-feira (26), para conversar sobre intolerância alimentar, com a secretária Eliana Honain.

28FEV2018| 8:45 – Imprensa Câmara – Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

O parlamentar relatou que tem recebido questionamentos envolvendo receituários feitos por médicos da rede pública de saúde. “Há informações que receitas estão especificando marcas de produtos. Gostaria de saber se a Secretaria tem algum programa que distribua alimentos para as pessoas com alergias a determinados alimentos”, disse Mendes.

Eliana Honain afirmou que “na legislação da Saúde não há nada sobre a responsabilidade de conceder alimentos, diferente dos casos de quem tem hipertensão ou diabetes, para esses, está na lei que precisamos viabilizar a medicação”, explicou Eliana.

A secretária ainda lembrou que o SUS não cobre todos os exames. Quando o médico desconfia, faz um pedido, e o exame é liberado pela Secretaria de Municipal de Saúde, e só então o paciente vai ter certeza se tem intolerância alimentar ou não.

Roger garantiu que irá trabalhar a conscientização acerca desses casos na Semana de Conscientização da Alimentação Saudável.
Eliana assegurou que vai conversar com os médicos, para que haja uma padronização nos receituários de pacientes alérgicos a algum tipo de alimento e programar uma agenda do coordenador relacionado à área na saúde com as nutricionistas responsáveis pela Merenda Alimentar da Rede Municipal de Educação.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *