AraraquaraSLIDER

Vereador propõe parceria com setor privado para realizar melhorias em instituições de ensino

Vereador propõe parceria com setor privado para realizar melhorias em instituições de ensino
Esse cruzamento entre público e privado já acontece na cidade de Curitiba (PR), onde o …

18MAI2017| 16h54 - IMPRENSA CAM

O programa “Adote uma Escola”, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, a fim de melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos na área da educação, foi a sugestão que o vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez ao Executivo na 18ª Sessão Ordinária, ocorrida na última terça-feira (16), na Câmara Municipal. O parlamentar observou que a insatisfação com os serviços ofertados pelos entes federativos vem crescendo a cada dia, devido, principalmente, à eficiência do setor privado. “Em muitas situações, é impossível não compararmos o setor público ao privado, e sempre nos perguntamos como seria se os serviços públicos fossem completamente privados”, aponta.

Esse cruzamento entre público e privado já acontece na cidade de Curitiba (PR), onde o projeto “Adote uma Escola” foi implementado. O projeto consiste em viabilizar parcerias entre pessoas físicas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e pessoas jurídicas interessadas na recuperação, manutenção, revitalização e conservação de colégios, escolas e Centros Educacionais de Recreação. Na capital paranaense, o cidadão ou empresa pode “adotar” uma escola, devendo se responsabilizar, em parceria com o município, por melhorias no espaço físico da mesma, desde que suas contribuições sejam aprovadas pela Prefeitura. O contato entre a Prefeitura e a pessoa que adere ao projeto se dá por meio de um grupo de conselheiros (idealizadores do projeto), que são eleitos com essa finalidade.

“A intenção é interagir com a comunidade, estreitando os laços entre o poder público e a sociedade, além de reduzir o custo do município em relação a diversas despesas geradas pela manutenção preventiva e corretiva”, explica Angeli, que faz questão de salientar que não haveria interferência dos parceiros privados nas decisões pedagógicas da instituição beneficiada. “Durante a fase de tramitação do projeto, não foram poucos os debates relacionados a uma suposta terceirização do ensino. Porém, as atividades realizadas pelos parceiros do projeto seriam, resumidamente, de cunho infraestrutural, garantindo a continuidade do magistério por parte dos funcionários de carreira”, esclarece o vereador.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *