Araraquara

Vereadora e Prefeito visitam o CRIA

Vereadora e Prefeito visitam o CRIA
A proposta da vereadora é colaborar para o aumento de ações e atividades aos idosos na cidade

21JAN2017| 9.20
Imprensa CAM

Pensando em contribuir na ampliação das políticas públicas aos idosos em Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) se programou para realizar visitas aos espaços de atendimento a faixa etária. Por isso, na manhã da sexta-feira (20), a parlamentar visitou a sede do Centro de Referência do Idoso (CRIA), acompanhada do prefeito Edinho Silva (PT) e da equipe que compõe a pasta da saúde, a secretária de Saúde Eliana Honain, o gerente de Reabilitação Luiz Arnaldo Garlippe e a gestora da Unidade, Oriomar Carmagnani (Teca).

O espaço, que existe há mais de 20 anos, hoje oferece atendimento a mais de 3 mil idosos, oriundos da Rede Básica de Saúde, “porém é necessário ampliar esse número”, explica a gestora do CRIA. De acordo com a Teca, esse número é dividido em tipos de grupos específicos, que constituem a área de estimulação cognitiva, reabilitação, hidroterapia e hidroginástica, exercícios físicos, convivência, oficina de música, equilíbrio e prevenção de quedas, voluntariado, e, entre outros.

Para a vereadora Juliana é importante que sejam ampliados os serviços gratuitos prestados aos idosos, uma vez que o índice dessa população está em 12,5% e deve alcançar os 30% até a metade do século, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS).

 “A nossa população está envelhecendo. Pensar nos idosos é pensar no futuro. Por isso, a necessidade de se criar mais espaços como este para atendimentos específicos, onde o idoso vai encontrar atenção e respeito” frisa.

Segundo ela, “também se faz necessário realizar um trabalho significativo com os familiares dos idosos para que estejam preparados a lidar com situações referentes a idade, uma vez que com o tempo a pessoa volta a ser criança e, por isso, exige maior atenção”.

Mais atendimento

O prefeito Edinho Silva afirmou que fará o possível para que as políticas públicas voltadas aos idosos sejam ampliadas e que espaços, como o CRIA e o Centro Dia, sejam segmentados, assim como já acontece com as creches para as crianças.

“Vamos buscar meios para aumentar os atendimentos aos idosos e implantar mais espaços; assim como, hoje, existem as creches paras as crianças queremos fazer para atender os idosos”, explicou Edinho, que solicitou a Secretária da Saúde um levantamento de atendimentos e custos.

O idoso, através de encaminhamento da rede básica, também conta com atendimentos no Centro Dia, localizado no Carmo. Já, o CRIA, está localizado na Rua Itália, nº 1009, entre a Avenida 7 de setembro e a Djalma Dutra. O telefone de contato é o (16) 3322-2807.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *