Araraquara

Vereadora e secretário de Esportes conhecem haras com objetivo de ampliar vagas de equoterapia

Vereadora e secretário de Esportes conhecem haras com objetivo de ampliar vagas de equoterapia
Tenente Santana enviou pedido à Prefeitura com o  objetivo é evitar inseguranças quanto à sua cobrança

 07ABR2017|9h25 - Equoterapia

Portadores de necessidades especiais têm conseguido melhoras através da equoterapia, em Araraquara. Pensando na ampliação das vagas de atendimentos, a vereadora Juliana Damus (PP), acompanhada do secretário de Esportes, Everson Miguel Inforsato (Dicão), conheceu o projeto, na última semana, da empresária Cinara Aparecida Bonani, que possui um haras (4L) e também desenvolve tratamentos feitos com cavalos de forma voluntária.

“É muito bonito o trabalho que a Cinara desenvolve. Conversando com ela, percebi que cuida das crianças com muito carinho e com resultados, e tem possibilidade de ajudar mais pessoas. Por isso, convidei o secretário de Esportes para conhecer pessoalmente e estudar a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura para ampliar os atendimentos de equoterapia. Sabemos que tem muita procura”, afirmou a vereadora.

Segundo Dicão, “faremos um levantamento das vagas e vamos pensar na possibilidade de ampliar os atendimentos. Os resultados dessa terapia são muito positivos; bonitos de ver”, disse. “Fico contente em ver os olhos dessas crianças brilharem quando estão em cima do cavalo, e mais, ver os pais satisfeitos em acompanhar a evolução dos seus filhos”.

 Evolução no tratamento

 Sandra Costa Camargo, avó de Gustavo Martinho Leonel Alves Ferreira, o Gustavinho, 8 anos, relatou a evolução do neto. De acordo com ela, Gustavinho, que há três anos frequenta a terapia com cavalos, teve uma melhora significativa em sua condição motora. Vitória Lamante, de 4 anos, também apresenta melhoras após um ano de tratamento. Segundo o pai, Rodrigo Lamante, a sua filha, que entre os problemas de saúde tem uma leve microcefalia, apresenta melhoras, especialmente na parte neuropsicomotora.

Atualmente, o Haras 4L possui 20 cavalos, sendo que cinco deles são exclusivos para o tratamento de equoterapia. Segundo Cinara, o espaço conta com uma fisioterapeuta e uma estrutura favorável para o tratamento com cavalos em larga escala.

“O trabalho voluntário que hoje desenvolvemos no haras é feito com muito carinho. Comecei porque me sensibilizei com a situação física e de saúde das crianças, bem como as condições financeiras dos pais. Porém, preciso de apoio para dar continuidade a essa causa”, finalizou a empresária.

Centro de Equoterapia

 O Centro de Equoterapia, localizado no Pinheirinho, trabalha com o método terapêutico com cavalos há 18 anos e atende mais de 20 pessoas portadoras de necessidades especiais. No início deste ano, a vereadora Juliana Damus esteve no local, acompanhada do prefeito Edinho Silva e do secretário de Esportes, para saber das demandas.

A vereadora gostou do trabalho desenvolvido, bem como a estrutura oferecida aos pacientes. “É um espaço bem estruturado que também deve ser ampliado; somando a um outro local, que pode ser o haras que conhecemos, poderá suprir uma demanda que está parada por falta de investimento”, finalizou a vereadora.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *