Araraquara

Vereadora solicita campanhas de conscientização no trânsito

Vereadora solicita campanhas de conscientização no trânsito
A ideia é utilizar como ferramenta de veiculação o busdoor, normalmente composta pela aplicação de um adesivo no …

10JAN2018|  6:45   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

No trânsito, motorista e pedestre devem agir com responsabilidade. Pensando nisso, a vereadora Thainara Faria (PT) esteve, na quinta-feira (08), em reunião na Prefeitura para discutir o calendário de campanhas relacionadas à segurança no trânsito. O encontro ocorreu após solicitação da parlamentar ao coordenador de Trânsito, Nilson Carneiro, e à secretária de Comunicação, Priscila Luiz.

 Carneiro apresentou uma lista com os temas educativos que serão abordados em cada mês do ano, com início previsto para abril. Dentre eles está o “Maio Amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito seguro. “Essas ações serão feitas em todo Brasil por determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e Araraquara já tem várias atividades programadas, além das campanhas”, disse.

 A ideia é utilizar como ferramenta de veiculação o busdoor, normalmente composta pela aplicação de um adesivo no vidro traseiro de um ônibus. Ao todo, está prevista a personalização de 60 coletivos.

 “Estamos trabalhando em campanhas para conscientizar o pedestre sobre ter atenção no trânsito, pois atualmente muitas pessoas atravessam a rua mexendo no celular e não possuem o devido cuidado”, contou a professora Dolores Ana Soares, que trabalha com o tema educação no trânsito nas escolas através do Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), realizado anualmente.

 Lembrando-se de um acidente fatal com uma vítima de 22 anos, em 2015, quando a motocicleta em que estava colidiu contra um caminhão que não respeitou a sinalização de “pare”, Thainara Faria apontou para a necessidade de atenção especial ao motociclista, constantes alvos e protagonistas de acidentes. “Fico pensando na segurança dos que utilizam motos, seja para lazer ou trabalho”, disse.

 Sobre a questão apresentada pela parlamentar, Carneiro sugeriu realizar parcerias com empresas de motos para promoverem um curso de direção defensiva aos motoristas. “É apenas para reforçar a importância de termos um trânsito mais seguro, porém não somente para os usuários de motos, mas para qualquer outro tipo de veículo. Aliás, no trânsito, somos todos iguais e ninguém é maior que o outro”, destacou.

Uma nova reunião foi agendada para o mês de março a fim de acertar os detalhes finais para a elaboração das campanhas. Estiveram presentes também a publicitária Márcia Nascimento e o gerente de Comunicação Digital, Felipe Amaral.

 

            Calendário

            Março – Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre.

            Abril – Campanha de conscientização sobre o uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores.

            Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo.

            Julho – Campanha nacional de respeito aos limites de velocidade.

            Agosto – Campanha de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante.

            Setembro – Campanha da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) – Consetrans e atividades no Parque Infantil.

            Outubro – Campanha de conscientização sobre o uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção infantil.

            Novembro – Campanha de conscientização e respeito ao ciclista, e do Dia Mundial em Memória às Vitimas do Trânsito.

            Dezembro – Campanha de conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *