Araraquara

Vereadores acompanham aniversário de 58 anos do Batalhão da PM

Vereadores acompanham aniversário de 58 anos do Batalhão da PM  
A comemoração de uma unidade tão tradicional como o 13º Batalhão é uma data que sempre deve ser lembrada, principalmente homenageando gente de dentro ou fora que ajudaram para que a Corporação tenha o prestigio que tem

7:00| 20/06/2016
58º Aniversário

A Câmara Municipal de Araraquara esteve presente na solenidade de aniversário de 58 anos do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I). Trinta e oito pessoas, entre elas policiais da ativa, da reserva e integrantes da sociedade civil como a vereadora Juliana Damus (PP) foram homenageados com a medalha do cinquentenário do Batalhão. A comemoração foi no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek (PMDB) representou o Legislativo e destacou a importância da cidade em sediar uma unidade regional responsável por essa integração com a sociedade e a prevenção de crimes. Ele estava ao lado dos também parlamentares Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Gerson da Farmácia (PMDB), Jair Martineli (PMDB) e a própria Juliana Damus, que foi homenageada.

“A comemoração de uma unidade tão tradicional como o 13º Batalhão é uma data que sempre deve ser lembrada, principalmente homenageando gente de dentro ou fora que ajudaram para que a Corporação tenha o prestigio que tem”, destaca o coronel Humberto Gouvêa Figueiredo, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), ao lado do comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Ziul Martins Rodrigues.

Quando do surgimento do 13º BPMI, o Brasil vivia uma época de transição marcada pelos processos históricos e políticos advindos da década de 30 e 40. Foi dentro deste contexto que começou a nascer o embrião do seria o 13º BPMI. Já no ano de 1947, existia em Araraquara, um pequeno destacamento policial oriundo do 4º Batalhão de Caçadores, em Bauru. A década de 50 marcou em definitivo o surgimento desta Unidade Operacional.

Em 18 de março de 1950, o pequeno destacamento tornava-se a 4º Companhia Independente de Policiamento. Nesta mesma década, agora em 17 de junho de 1958, a 4ª Companhia Independente obteve elevação para Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com área de atuação de Araraquara a São José do Rio Preto. Em 1961, agora com nova nomenclatura, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a sediar o espaço ocupado até hoje na Rua Jorge Biller Teixeira, na Vila Ferroviária.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *