Araraquara

Vereadores acompanham solenidade que marca início de projeto de ressocialização

Vereadores acompanham solenidade que marca início de projeto de ressocialização

 8:16 |IDNews/Imprensa Externa | 2018SET29  | 

Os vereadores Elton Negrini (PSDB) e Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), participaram, nesta sexta-feira (28), do ato de assinatura de convênio, em solenidade realizada na Penitenciaria Regional “Dr. Sebastião Martins Silveira”. O convênio envolve parceria entre a Prefeitura, Penitenciária, Secretaria Estadual da Administração Penitenciaria (SAP) e a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), que viabiliza uma oportunidade de reinserção social aos reeducandos do regime fechado.

Os serviços estão dentro da área de zeladoria, abrangendo manutenção, jardinagem, trabalho braçal, eletricista, pedreiro, servente e carpinteiro. Os reeducandos trabalharão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sob supervisão, uniformizados e tornozeleira eletrônica.

O diretor da Penitenciária, Rodrigo Redivo, disse que a parceria é uma oportunidade única. “Vocês (reeducandos), a partir de segunda-feira, estarão exercendo uma atividade externa e essa é a prova que vocês estão preparados para o processo de voltar à sociedade. Não joguem essa oportunidade fora”, afirma.

Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, o trabalho dignifica. “Espero que a possibilidade de saída e da dignidade do trabalho dos reeducandos possa melhorar a sociedade”, pontua.

O diretor da Funap, Giovani José Hernandes, aponta que tem certeza de que o projeto e a parceria entre o Poder Público e órgãos de segurança será um sucesso. “É um avanço no sistema prisional”, completou Carlos Alberto de Souza, coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, representando o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

O vereador Elton Negrini falando em nome da Câmara Municipal de Araraquara destacou a importância do convênio. “Vejo esperança em todos que participarão desse processo de ressocialização. Desejo que levem a justiça e o respeito nessa nova caminhada”, frisou.

Após a assinatura do documento, o prefeito Edinho Silva (PT) afirmou que “se a Prefeitura quebrar o preconceito, o processo de reinserção será mais fácil”. Além disso, ressaltou a relevância da iniciativa para a cidade. “Araraquara é privilegiada, pois é uma parceria ímpar, nunca feita antes. Espero um grande êxito do projeto”, finaliza.

“Essa parceria é um esforço para começar a devolver o cidadão ao convício social. Ele sempre foi um cidadão. Ele está cumprindo com suas obrigações perante à justiça e precisa ter sua dignidade respeitada neste retorno”, comentou o presidente da Câmara, vereador Jéferson Yashuda.

Estiveram presentes também, Damiano Neto (vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico), José Roberto Liberal (juiz e coordenador do Departamento Estadual de Execução Criminal da 6ª Região Administrativa), Capitão Ricardo (representando o tenente-coronel Adalberto José Ferreira, comandante do 13°BPM/I), Flávia Dótolli (coordenadora de Recursos Humanos), além de secretários e autoridades municipais e estaduais.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *