Araraquara

Vereadores participam de inauguração da Escola Estadual ‘Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro’

Vereadores participam de inauguração da Escola Estadual ‘Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro’
A filha da homenageada, Leonor, em nome da família, contou a história da professora Miryan e, emocionada, agradeceu a lembrança

24DEZ2016| 9:21
Imprensa Cam

O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB), juntamente com os vereadores José Carlos Porsani (PSDB) e Aluisio Braz, o Boi (PMDB), prestigiou a inauguração da Escola Estadual “Profª Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim dos Oitis, ao lado do São Rafael, na manhã desta sexta-feira (23).

A filha da homenageada, Leonor, em nome da família, contou a história da professora Miryan e, emocionada, agradeceu a lembrança.

Representando o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, a diretora de ensino da região de Araraquara Maria José Zacaro parabenizou o trabalho realizado pela administração municipal em parceria com o Governo no Estado. “Precisávamos de uma escola com esse porte na região”, destacou.

Ainda segundo a diretora, a escola atenderá inicialmente 600 alunos dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio, nos períodos da manhã e da tarde, e terá professores em regime de dedicação exclusiva. As aulas terão início em 1º de fevereiro de 2017.

A secretária municipal de Educação Arary Ferreira exaltou as realizações da administração municipal. “Essa é a terceira escola que inauguramos com a ajuda do Governo do Estado, e investir na educação integral é fundamental para tirarmos as crianças das ruas.”

“Mais uma escola inaugurada, mais uma conquista tão importante para melhorar a educação no nosso país. A Dona Miryan sempre teve uma vontade incrível de ensinar e só temos que enaltecer a escolha do nome dessa escola”, afirmou o presidente do Legislativo Elias Chediek.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, essa foi a maior obra realizada por sua administração. “Foram R$ 5 milhões em parceria com o Estado. Essa escola atende a uma grande necessidade dessa região. Entregamos 500 casas em 2011 e não tínhamos ainda o ensino médio aqui. Iniciaremos com 600 alunos, mas podemos chegar a 1.200. A Dona Miryan foi professora de todos nós, ela nos fazia realmente estudar e nos dedicarmos. Nas décadas de 60 e 70, já tinha uma forma de ensinar que é muito atual. Os alunos que estudarão aqui lembrarão sempre da Dona Miryan.”

Também estiveram presentes os secretários municipais André Beraldo (Governo) e Valter Léo Rozato (Obras Públicas e Serviços Públicos) e o chefe do Departamento Jurídico da Universidade de Araraquara (Uniara) Dr. Fernando Passos.

Sobre a homenageada

Filha de Julião Caramuru e de América Isique Caramuru, nasceu em Araraquara em 6 de outubro de 1920. Estudou no Colégio Progresso, tendo concluído o curso normal em 1940. Iniciou suas atividades didáticas em 1941 no Instituto de Educação Prof. Henrique Morato, em Matão, onde lecionou até 1949. Posteriormente, fez um curso intensivo na Faculdade de Filosofia de São Paulo, ficando habilitada a lecionar Geografia Geral e Geografia do Brasil. Em 1950, foi morar nos EUA, lá permanecendo por um ano, para acompanhar seu marido, o médico Amaury Pinto de Castro Monteiro, com quem teve quatro filhos: Aurélio Julião, Amaury Jr, Leonor e Ricardo. Em 1952, ingressou no Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu de Araraquara, atual EEBA. Ficou viúva em 1972, quando assumiu o controle da família. Conseguiu formar todos os seus filhos. Aposentou-se em 1981, mas nunca abandonou a vocação de professora. Dedicou-se a ensinar os netos até o fim de sua vida, em 2012.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *