Araraquara

Vereadores realizam visita técnica ao DAAE

Vereadores realizam  visita técnica ao DAAE
Os parlamentares foram recebidos pelo diretor administrativo financeiro Marcos Robinson Isidoro da Silva e pelo relações públicas Gustavo Sigaki

04JAN2017| 9:04
Imprensa CAM

Com o objetivo de conferir de perto o trabalho do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) e levar diversos apontamentos da população, os vereadores Roger Mendes (PP), Rafael de Angeli (PSDB) e Thainara Faria (PT) estiveram nas dependências da autarquia na tarde da última quarta-feira (01).

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor administrativo financeiro Marcos Robinson Isidoro da Silva e pelo relações públicas Gustavo Sigaki. Na ocasião, além de Silva, os três também tiveram a oportunidade de conversar com o diretor técnico operacional José Braz Scognamiglio para discutir diversas demandas que são recebidas diariamente em seus gabinetes.

O vereador Roger Mendes questionou sobre o que aconteceria com os funcionários que estavam na Secretaria do Meio Ambiente, extinta na reforma administrativa da Prefeitura. Segundo Silva, “não é possível trazer todos para cá, a princípio, mas uma parte já era do DAAE e outra da Prefeitura. Parte da Prefeitura terá que ser cedida por conta das diversas demandas dentro das competências da antiga Secretaria”.

Ainda dentro do tema da nova estrutura do Executivo, Rafael de Angeli perguntou se o valor remanejado do orçamento da antiga secretaria ao DAAE seria suficiente. “Com os cortes que foram feitos, é suficiente para honrar a folha de pagamento, mas o DAAE carece de investimentos para fornecimento de água, principalmente na parte alta da cidade, como os bairros Valle Verde e Selmi Dei, por exemplo. O sistema está comprometido; se acontece um problema em uma bomba ou outra, complica tudo”, afirmou o diretor administrativo financeiro.

Mendes levantou algumas questões sobre reclamações da população a respeito da abertura de buracos nas ruas e sinalizações que só são percebidas quando já se está próximo demais. Braz esclareceu que “normalmente os buracos são tampados no mesmo dia do serviço, pois há funcionários trabalhando até as 22 horas. Depois de qualquer serviço, o DAAE tem que consertar o pavimento, e a finalização com a massa asfáltica é realizada por uma empresa terceirizada”.

Sobre a sinalização, o diretor explicou que o assunto foi discutido em reunião na última segunda-feira (30). “Se deixarmos cones, são levados. Estamos tentando padronizar por meio de placas nas calçadas também.”

Angeli levantou também a questão de água suja em algumas residências.  “Já tem sido aplicado um produto para resolver essa questão, mas houve alguns casos isolados. Na Vila Harmonia, foi um problema em um cano. Já nos bairros Santa Clara e Jardim Pinheiros, tivemos problemas com interrupções de energia, provocando um esvaziamento do reservatório”, disse Braz.

Em seguida, os três conversaram com o novo superintendente do DAAE, Wellington Cyro de Almeida Leite, que destacou a importância do uso das redes sociais para o acompanhamento de reclamações e sugestões dos usuários. Os parlamentares assistiram, ainda, a um vídeo institucional da autarquia.

A estação de tratamento de água e esgotos também não passou despercebida pelos parlamentares, que conferiram todo o processo de tratamento e ainda visitaram o laboratório da autarquia, que recebeu novas instalações em 2014. Renata Lombardi, gerente de tratamento de água e esgotos, Ilma Rosa, técnica em serviços públicos, e Weverton Nozela, técnico em serviços químicos, explicaram todo o trabalho do setor.

Roger, Rafael e Thainara destacaram a importância dessa aproximação com o DAAE para atender com melhor qualidade todas as demandas da população.

“A visita ao DAAE foi excelente. Acredito que os vereadores devem conhecer o funcionamento de todos os órgãos, até para que a fiscalização e a cobrança em prol da população sejam mais eficientes”, enfatizou Thainara.

O vereador Roger Mendes ressaltou que já conhecia as estruturas do DAAE, mas que foi importante retornar ao local para saber como está atualmente a estrutura da autarquia. “Agradeço a recepção que tivemos, e a visita foi bastante produtiva, pois conseguimos fazer vários questionamentos da população que são levados ao meu gabinete”.

Já Angeli disse ter se surpreendido pelo padrão de qualidade e pela tecnologia usada pelo DAAE para atender à população com o máximo de qualidade. “Nossos cidadãos podem ficar tranquilos com os problemas que chegam diariamente ao nosso gabinete, como a falta de água e com a qualidade da mesma, por exemplo, que são demandas de vários bairros de nossa cidade”.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskTF5z1Q

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *