Saúde & CuidadosSLIDER

Viagens na gravidez precisam de cuidados especiais; saiba mais

Viagens na gravidez precisam de cuidados especiais; saiba mais
A grávida deve sempre conversar com seu médico sobre as viagens durante a gestação

 22JAN2017| 16:31
 Lifestyle

Às vésperas do Carnaval, já é hora de preparar a viagem para encontrar a família ou aproveitar a data para descansar longe de casa. Para que a viagem não tenha contratempos, é importante tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente durante a gravidez.

Planejar férias ou viajar a trabalho durante a gravidez é possível, desde que alguns cuidados sejam tomados para garantir a saúde da mãe e do bebê. A gestante deve sempre conversar com seu médico sobre as viagens durante a gestação. Para percursos de automóvel, não existe restrição, mas é essencial fazer paradas para caminhar um pouco e se alimentar bem. Em geral, os médicos recomendam que as gravidas parem de viajar por volta da 36ª semana.

Para viagens de avião, o cenário é diferente. A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias que solicitem uma autorização médica para as gestantes que viajam a partir da 36ª semana (ou 32ª, no caso de gestações múltiplas). A exigência pode variar de acordo com cada companhia aérea. Portanto, a grávida deve verificar com a empresa quais são os procedimentos necessários.

Outro ponto a se considerar é que viajar pode fazer com que a grávida fique muito tempo na mesma posição, o que dificulta o retorno venoso e causa inchaço maior do que o normal. Segundo o Dr. Gustavo Kesselring, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, para evitar, o ideal é usar uma meia de média compressão durante o voo, caminhar e fazer exercícios com as pernas enquanto estiver sentada.

É recomendado, ainda, o uso de um soro nasal durante o voo, já que o ar dos aviões é muito seco. O ginecologista afirma que, como há muitas impurezas, isso aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.

A vacinação também é um item importante. Quando decidir o destino de sua viagem, informe-se sobre a necessidade de vacinação o quanto antes. Os trajes e a alimentação também devem seguir alguns cuidados especiais. As roupas precisam ser leves e confortáveis.

No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases, além de chá, café e bebidas com cola, que são diuréticas e aumentam a vontade de urinar. “As grávidas podem ficar desidratadas com facilidade, por isso devem tomar um litro de água a cada seis horas de viagem”, diz o especialista.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *