Araraquara

Yashuda agradece emenda do deputado Macris na inauguração da Academia ao Ar Livre no bairro Universal 

Yashuda agradece emenda do deputado Macris na inauguração da Academia ao Ar Livre no  bairro Ubiversal
   Academia do Universal recebe o nome de Eunice de Oliveira Amorin
 

12:43 |Assessoria de Imprensa | 2018JUL18  |

O presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), expressou seu agradecimento ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) pela destinação da emenda parlamentar para a instalação de uma Academia ao Ar Livre na Praça Américo Andrião, no Jardim Universal, que foi inaugurada nesse sábado, dia 14. “Agradeço ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) pela aprovação de emendas parlamentares para duas academias ao ar livre em Araraquara, no valor de R$ 30 mil cada, atendendo pedido que fiz a ele. Hoje estamos entregando esta academia aos moradores do Jardim Universal, a outra aprovada será implantada na Praça do Santana. Agradeço também ao prefeito Edinho Silva. Sem o empenho do prefeito para a instalação da academia, que cabe à Prefeitura, este projeto não teria se concretizado”, disse o parlamentar.

“Esta é um conquista para os moradores do Jardim Universal, que vai trazer muitos benefícios à população desta da cidade. A Academia vai complementar as atividades que já são realizadas no salão da igreja com a comunidade pelas agentes comunitárias de saúde, inclusive pelo grupo de zumba do bairro, coordenado pela professora Patrícia dos Santos. A prática de atividades físicas é gratuita na Academia ao Ar Livre, e vai promover o bem-estar físico e emocional, o fortalecimento dos músculos e das articulações, diminuir o risco de doenças cardíacas, o colesterol, a pressão alta, além de melhorar a integração social”, disse Yashuda.

Após consulta feita à comunidade de Nossa Senhora Rainha do Universo, Yashuda solicitou à Prefeitura que a denominação da Academia prestasse uma homenagem à Dona Eunice de Oliveira Amorim, falecida em 2011, aos 85 anos de idade. “Dona Eunice se dedicou muito na alfabetização no bairro e sempre buscou ajudar o próximo, sendo merecedora desta homenagem sugerida pela própria comunidade. Ela alfabetizou os oito filhos antes de ingressarem na escola”, destacou.  O Projeto de Lei que denomina a Academia foi aprovado na Câmara na Sessão desta terça-feira, dia 17. Em nome da família, a filha Ana Carlota agradeceu a indicação da homenagem. “É uma grande honra para nossa família”, disse.

O prefeito Edinho Silva agradeceu o presidente da Câmara. “Agradeço muito o trabalho e o empenho pessoal do presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico, pela aprovação da emenda parlamentar desta Academia ao Ar Livre, que é um grande benefício à população desta região. Os municípios vivem um momento muito difícil, de um modo geral, daí a importância da conquista de emendas parlamentares”, disse o prefeito.

Yashuda lembra que Macris tem destinado emendas parlamentares também para a Santa Casa de Araraquara e, mais recentemente, indicou Araraquara para receber recursos através de emenda de banca paulista do PSDB ao Orçamento Geral da União 2018, para aquisição de uma ambulância especializada no valor de R$ 170 mil.

A Academia ao Ar Livre conta com dez aparelhos: simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo, leg press duplo, roda dupla, roda de ombro dupla, twist lateral duplo, simulador de remo, estação multiuso, barra alta giratória, esqui duplo e placa com exemplos de prática de exercícios.

Também estiveram presentes os vereadores Toninho do Mel (PT) e Gerson da Farmácia (PMDB), os secretários municipais Everson Inforsato (Esportes e Lazer), Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular), Priscila Luiz (Comunicação) e a presidente da Fundesport, Milena Simioni.

Eunice de Oliveira Amorim

Eunice de Oliveira Amorim é natural de Borborema, falecida em 09 de maio de 2011, aos 85 anos de idade. Foi casada com o Sr. Sebastião Gonçalves de Amorim, de cujo enlace nasceram os filhos Vanderlei, Vanderli, Vera, Tarciso, João, Ivete, Ana Carlota e Teresinha. Residiu no Jardim Universal, bairro no qual ela criou em 1995 a Escola Rainha Universal, que funcionava no barracão comunitário da Igreja, para a alfabetização de pessoas do Jardim Universal e de bairros vizinhos.

A paixão de Eunice por ensinar começou logo cedo em sua terra natal, Borborema. Aos 15 anos de idade, ela começou a alfabetizar nos sítios e fazendas da região e a dar aulas para as pessoas que não podiam ir até a escola. Ela também foi a primeira professora de seus oito filhos. Eunice sempre se orgulhou de ter ensinado seus filhos a ler e escrever antes de mandá-los para a escola.

 Depois de ter ensinado muito gente a ler e escrever, Eunice realizou em Araraquara seu sonho de ter uma sala de aula sob seus cuidados com a criação da Escola Rainha Universal.  Por seu exemplo de solidariedade e amor a um ideal, Eunice de Oliveira Amorim foi recomendada pelos moradores do Jardim Universal para receber uma homenagem com a denominação de Academia ao Ar Livre instalada na Praça Américo Andrião.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *